Se você está procurando um lugar com belas paisagens e muita aventura aqui em Santa Catarina, arruma a mochila, calça as botas e vem comigo.
O Vale da Utopia é um daqueles lugares que você chega e quer ficar para sempre. Parece que estamos em um lugar a parte do mundo de tão lindo. No @pegadasdeumaviagem você pode ver esse dia inteirinho nos destaques. Aproveita e me segue lá. Bora ao que interessa.

Trilha do Vale da Utopia
O Vale da Utopia é com certeza um lugar mágico e há quem diga que este lugar seja um um importante ponto energético na América Latina, de contato direto com o cosmos.


Ele faz parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e está entre a praia da Pinheira e Prainha. A Praia do Maço, que fica bem no vale, tem 50 metros de comprimento e água cristalina. Tudo encanta.
Para fazer a trilha, reserve pelo menos 4 horas para poder aproveitar bem, porque tem vários pontos lindos para parar e contemplar. Ao todo são 5,52km de extensão e é toda aberta, ou seja, você faz praticamente toda ela no sol.
Começo da trilha
Você pode começar a trilha tanto pela Praia de Cima na Pinheira, quanto pela Guarda do Embaú. Quando fui, comecei pela primeira opção. O caminho no início é bem demarcado e fácil de achar. Normalmente tem bastante gente fazendo, então é só ir perguntando caso vocês fiquem na dúvida.
Também tem muitas vacas no caminho, elas são mansas e não há motivos para medo. Inclusive, olhem sempre para o chão para não pisar nos cocozões kkkkkkkk é sério.


Praia do Maço
No meio do caminho uma praia paradisíaca. A primeira visão da Praia do Maço (se você começar a trilha na Pinheira) é lá de cima e é simplesmente linda! Ela é bem isolada, ou você chega caminhando ou pelo mar.
A praia tem 50 metros de extensão e um bar que abre apenas na alta temporada. O lugar é perfeito para acampar e esquecer do mundo por alguns dias.


Prainha
Após cruzar o Vale você vai chegar na Prainha da Guarda, outra praia isolada, porém de mar mais agitado e bem maior como mostra as fotos. Se você quiser descansar agora é a hora.
Ah!! Um pouco antes de chegar nessa praia é possível dar um mergulho na piscina natural (pequenininha, mas deliciosa) que se forma nas pedras. E que rende fotos lindas!



Trilha da Guarda
Bom, essa é a última etapa da trilha. Depois de você atravessar a Prainha, vai ter mais uma piscina natural que rende boas fotos e você vai precisar subir de novo.
O trajeto é bem bonito e lá no topo você avista a Prainha e também a praia da Guarda do Embaú. A partir dali é só começar a descer e depois dar aquele mergulho na praia.

Pedra do Urubu
Não contente e naquele pensamento de “ah, já que estou aqui né” resolvemos subir a Pedra do Urubu.
O início para essa trilha você precisa ir seguindo junto à margem esquerda do rio e você já vai ver a placa que indica a trilha. Ela fica na praia da Guarda do Embaú. Na primeira metade tem uma bifurcação, é só pegar o caminho da esquerda. O da direita leva até a Prainha.

Com 500 metros de extensão e 130 metros de altura, a trilha de terra batida e é uma subida constante, o que a torna cansativa. Para subir levamos em torno de 20 minutos, porque já estávamos cansadas. Mas pelo menos ela é praticamente fechada pela mata, ou seja, sombra durante todo o percurso.

Dicas importantes:
- Leve muita água, 2 litros no mínimo;
- Leve lanches leves (oleaginosas, frutas, sanduiche natural…);
- Vá cedo para não pegar o sol do meio dia nem o calor;
- Não esqueça de chapéu/boné, óculos de sol, protetor solar e repelente;
- Vá com calçado fechado (tênis/bota de trilha);
- Leve o lixo com você, não deixe no meio do caminho.
- Respeite os animais no meio do caminho.
- Não faça as duas trilhas no mesmo dia como fiz, peguei muito sol e calor e fiquei acabada.
Agora me conta, já fez essas trilhas? O que acharam?
Até apróxima!!