Cascatas do Garapiá e da Forqueta em Maquiné, RS

Sabe aqueles lugares que a gente vai a vida inteira, mas não explora direito? Pois então. Essas duas beldades naturais estavam bem debaixo do meu nariz desde pequena e eu nunca tinha ido conhecê-las.

Passei o dia 25 de dezembro do jeitinho que eu gosto, com muita natureza e em boa companhia. Esse passeio inteirinho está lá no @pegadasdeumaviagem nos destaques.

Cascata da Forqueta em Maquiné
Caminho para a Cascata da Forqueta

Como chegar nas cachoeiras

Elas estão localizadas na região da Barra do Ouro em Maquiné. Para quem sai de Porto Alegre é só pegar a BR-290, seguir pela BR-101 e entrar no município na RS-484. O trajeto leva cerca de 2h30.

Indo para as cachoeiras, é preciso pegar 11 quilômetros de estrada de chão batido a partir da Barra do Ouro e tem partes que é preciso passar pela água. Já fica a dica aqui que, por conta disto, o trajeto pode ficar mais demorado. Tem placas indicando as cachoeiras. Caso fique na dúvida é só ir perguntando.

Eu recomendo começar o dia na Cascata do Garapiá e depois ir para a da Forqueta. A distância entre elas é de 8km.

Cascata do Garapiá

Recomendo chegar cedinho, porque ela lota. Do estacionamento até a cachoeira dá menos de 10 minutos caminhando e é preciso pagar uma taxa de R$ 10 para entrar. São 12 metros de altura de queda que forma uma piscina natural deliciosa para tomar banho. O local conta com segurança e abre a partir das 8h30.

Cascata do Garapiá
Cascata do Garapiá

Cascata da Forqueta

Depois de aproveitar bem a Cascata do Garapiá, eu e minha amiga fomos para a da Forqueta. Pegamos o carro e estacionamos na estrada mesmo e entramos onde a placa indicava, a entrada é gratuita. Para chegar na Cachoeira é preciso caminhar 15 minutinhos, bem tranquilo. Só o início dela é preciso atravessar um riozinho com pedras a pé.

Cascata da Forqueta

A Cascata da Forqueta é bem maior do que a do Garapiá. São 70 metros de altura e 3 metros de profundidade no meio de muito verde. Daqueles lugares que a gente não quer mais ir embora sabe?

Na volta aproveite para comer um pastel bem recheado na Birosca da Norci, onde também tem hospedagem. Na verdade ali ao redor é cheio de lugar lindo para se hospedar. Perfeito para quem gosta de estar no meio da natureza.

Cascata da Forqueta
Cascata da Forqueta
Pastel na Birosca da Norci
Birosca da Norci

Dicas Importantes:

  • Leve repelente e protetor solar;
  • Leve muita água e lanches leves (frutas, oleaginosas, sanduíches…);
  • Leve óculos escuros, boné/chapéu;
  • Como falei antes, tem muita estrada de chão batido, estão esteja ciente de que a estrada não é muito fácil;
  • Leve seu lixo embora com você;
  • Respeite a natureza.

Foi um dia e tanto para um Natal e amei ter conhecido um lugar que sempre esteve tão perto de mim. Quem for me marca lá no insta, vou ficar muito feliz em saber que contribui para que vocês conheçam um cantinho a mais do nosso país.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *