Vale a pena conhecer a capital da Guatemala?

A Cidade da Guatemala é uma cidade em que a maioria das pessoas que chegam no país acabam por não conhecer, elas preferem ir direto para Antígua. Conheci poucas pessoas que conheceram a capital guatemalteca. Como eu gosto de visitar as capitais de onde eu vou, reservei dois dias para conhecer e vou mostrar aqui o que tem de bom para fazer por lá.

Cidade da Guatemala

Aproveite para seguir o @pegadasdeumaviagem para acompanhar as viagens em tempo real. Esta viagem está toda completa nos destaques do Instagram.

A Cidade da Guatemala é grande e, por isso, é bom se organizar para conseguir fazer o planejado. Ela é uma cidade como qualquer outra capital: enorme e movimentada.

CIDADE DA GUATEMALA

Localizada a 1.532 metros de altitude acima do mar, A Cidade da Guatemala é vibrante e abriga muitos sítios arqueológicos da época do império maia. Para os amantes de história, a capital guatemalteca é o paraíso.

Fora toda a parte riquíssima em cultura, a Cidade da Guatemala é rodeada por vulcões ativos, o que faz a cidade valer muito a pena visitar.

Infelizmente dois dias não foram o suficiente para ver tudo o que queria. São inúmeros os museus com artefatos históricos. Com certeza eu vou voltar.

O QUE FAZER NA CIDADE DA GUATEMALA

Paseo de La Sexta

O Paseo de La Sexta nada mais é do que uma rua, onde só passam pedestres, cheio de lojinhas, lancherias e restaurantes de fast food famosos como Taco Bell, Wendy’s, Mc Donald’s entre outros. Mas um que vocês precisam conhecer é o Señor Mango, La Casa del Mango onde tudo é feito com manga! Eu provei o ceviche de manga e amei! Recomendo!

Paseo la Sexta

Também nesta rua é onde fica o Banco Azteca, lugar para quem quer trocar dinheiro. O banco fica dentro de uma loja de departamentos mesmo, bem ao fundo da loja.

Você pode percorrer a rua toda observando o dia a dia dos locais, escutando os tocadores de marimba comendo comidas de rua e no final dela (ou no início, depende de onde você vai começar) você vai chegar na Plaza de La Constituición.

Plaza de La Constituición

A Plaza de La Constituición é onde fica o centro histórico da Cidade da Guatemala, onde você vê tudo acontecer. Carrinhos de sorvete com musiquinha, mais comida de rua, crianças brincando e a bandeira da Guatemala bem ao centro.

Palácio Nacional de la Cultura

Lá você também encontra o Palácio Nacional de la Cultura (um dos pontos mais visitados) e a Catedral Metropolitana.

Catedral Metropolitana

Mercado Central de Guatemala

Ali pertinho do Centro Histórico, a poucos minutos a pé, fica o vibrante Mercado Central de Guatemala.

Lá você encontra lojas de artesanato, sapatos, quadros, discos, souvenirs (os mais em conta que achei durante a viagem toda) entre muitas outras coisas.

Bonecas Quitapesares

A melhor parte são as barracas de comidas, frutas de todos os tipos, doces típicos da Guatemala. É ali que os amantes de comidas típicas fazem a festa.

Mercado Central de Guatemala

Eu provei tortilla de rábano com chicharrón (tortilha de rabanete com torresmo) e Chicharrón com frijoles (torresmo com feijão). Muito bons inclusive. E Também provei o Rellenito, um doce de feijão com banana. Eu particularmente não gostei, mas tem gosto das balas de banana aqui no Brasil.

Vale super a pena passar uma manhã ou tarde no mercado.

Paseo Cayalá

O Paseo Cayalá é um bairro que abriga condomínios de luxo, faculdade e lojas de grife e cafeterias como a Starbucks.

Fui sem saber direito o que era, só me recomendaram e fui.

Paseo Cayalá

Foi ótimo, porque neste dia deu um temporal fortíssimo e aproveitem para curtir um pouco por lá.

O lugar é extremamente limpo e organizado, parece que estamos em uma cidade completamente diferente. Ônibus escolares americanos circulando, uma igreja enorme bem no centro e pessoas muito bem vestidas circulando.

Paseo Cayalá

Se eu soubesse como era teria ido? Talvez não, talvez teria ido a um museu ou algo do tipo, mas acabei gostando bastante do meu dia por lá. Então se você gosta deste tipo de lugar, vai amar. Porque realmente é muito bonito.

ONDE SE HOSPEDAR?

A Cidade da Guatemala é dividia em 25 Zonas. O Aeroporto Internacional La Aurora está localizado na Zona 13.

As Zonas mais seguras da capital são as 10, 14 e 15. Eu fiquei hospedada na Zona 10 no Hotel Ciudad Vieja. Super bem localizado, seguro e com um bom restaurante lado da rua, o El Adobe.

O Centro Histórico da Cidade, assim como o Mercado Central da Guatemala ficam na Zona 1.

QUANTOS DIAS FICAR?

Dois dias é o suficiente. Principalmente se você não tiver muito tempo para viajar pelo país. Mas caso sua viagem for mais longa, reserve uns quatro dias para conhecer bem a capital guatemalteca.

A CIDADE DA GUATEMALA É PERIGOSA?

Quando cheguei na cidade, quase todo mundo me alertou para ficar de olho, porque era uma cidade perigosa. Fui sozinha e andei por vários lugares sem me sentir intimidada, talvez porque fui em lugares mais turísticos e movimentados.

Paseo Cayalá

Temos que ter cuidado assim como temos em cidades grandes aqui do Brasil, não andar em lugares vazios a noite, não andar com pertences valiosos dando bandeira nem com nossos documentos na mochila, mas sim na doleira.

Dicas importantes

  • O aeroporto internacional da Cidade da Guatemala é super simples e não tem wifi, portanto já vá preparado para isso. Caso você queira usar o wifi de onde vendem lanches, você vai precisar consumir algo.
  • Não existem ônibus que saiam do aeroporto para o centro da cidade. Eu acabei usando o Uber e foi a melhor opção. Os taxistas estavam cobrando absurdamente caro e em dólar americano.
  • Para se locomover pela cidade a melhor opção é o app da Uber. Funciona bem e os valores são ótimos.
  • As temperaturas na Cidade da Guatemala são amenas durante o ano todo, variando entre 9°C e 21°C, então sempre leve um casaquinho.

Espero que tenham gostado e que tenham a oportunidade de conhecer a capital Guatemalteca! Sempre vale a pena conhecer um lugar novo né?

Até a próxima!

ESTÁ PENSANDO EM IR PARA A GUATEMALA, VEJA TAMBÉM:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *