Pico Paraná: como é subir o pico mais alto do sul do Brasil

Quem aí já pensou em subir o pico mais alto do sul do Brasil? Com 1877 metros acima do nível do mar, o Pico Paraná mostra sua imponência e grandiosidade entre as montanhas da Serra de Ibitiraquire, no Paraná.

Já aviso aqui que é um trekking de nível difícil e você precisa ter um preparo físico. Com certeza foi um dos mais difíceis que já fiz até agora.

Pico Paraná

Aproveita e segue o @pegadasdeumaviagem no Instagram para acompanhar tudo em tempo real. Essa aventura está completa nos destaques.

Pico do Paraná

O Pico Paraná é o ponto mais alto do sul do Brasil, com seus 1877 metros de altitude, e está localizado na serra de Ibitiraquire, no Paraná, junto com outras montanhas como a Ibitirati (1850m) e a União (1830m).

Pico Paraná

Para chegar lá em cima não é uma tarefa fácil. O trekking reserva muitos desafios ao longo do percurso como penhascos perigosos, paredões com grampos, escalaminhadas, terrenos arenosos, mata fechada e muitos troncos no meio do caminho.

Quando ir

A melhor época para subir o Pico Paraná é no inverno, quando as chances de pegar tempo bom e claro são maiores. De abril a setembro é a melhor época.

Como chegar?

O aeroporto mais perto é o Aeroporto Internacional Afonso pena em Curitiba, de lá você pode alugar um carro e ir até a cidade de Antonina. O trajeto tem 82km, e leva em torno de 1h30 para chegar.

Pico Itapiroca com vista para o Pico Paraná

Você vai pegar a BR 116, sentido Curitiba – SP, passar pelo pedágio e pegar a saída 48. Logo depois você vai entrar a direita em uma estrada de chão e andar por mais 5,5km em direção a Fazenda. Fique atento às sinalizações e na segunda bifurcação vai entrar a esquerda, passar por um mercadinho e seguir reto por mais 2km. Chegando na fazenda tem estacionamento, com banheiro e camping.

Acampar ou fazer bate e volta?

Bom, a nossa escolha foi acampar no Pico Itapiroca (porque já não tinha mais espaço nos acampamentos 1 e 2 do PP) e foi ótimo. Só tinha o nosso grupo praticamente.

O lado positivo de acampar: poder fazer a subida com calma de manhã cedo, ver um por do sol lindíssimo do Pico Itapiroca, ter o acampamento praticamente só nosso, super tranquilo e ainda ver o céu estreladíssimo.

Nosso Acampamento no Pico Itapiroca

Já o lado negativo ficou por por conta de ter que fazer o trekking com a mochila e equipamento nas costas, ou seja, ter que levar peso durante a caminhada. E só.

Sobre fazer bate e volta não posso dar minha opinião, mas acredito que seja bem difícil, pois além da distância e obstáculos no meio do caminho, vi muita gente fazendo com muita pressa, e o Pico Paraná precisa ser feito com calma. Um dia ainda quero ter a experiência de fazer bate e volta.

Se você tem a oportunidade de ir para acampar, sugiro que o faça. O contato com a natureza e com as montanhas é uma experiência incrível que merece ser vivida com calma e apreciação.

Minha experiência

SUBIDA PICO ITAPIROCA 1805m

Chegamos na fazenda para deixar o carro em torno das 8 da manhã, aproveitamos para ir no banheiro e escutar as explicações sobre o local.

Começamos a subida um pouco mais tarde do que tínhamos previsto e o dia estava perfeito! Céu azul, clima gostoso. O início do trekking é um caminho mais aberto e mais aterrado.

No início dessa aventura

Na sequência a trilha começa a ficar mais fechada e muitas raízes vão aparecendo no chão. Aqui, quem está com os bastões de caminhada, precisa guardá-los, pois em alguns momentos é necessário usar as mãos nas subidas.

Galera da Ecoxperience

Passamos por dois riachos onde pudemos encher nossas garrafas d’água, uma coisa a menos para se preocupar. Aproveitei que o dia estava super quente e me refresquei por ali também.

Seguimos nosso caminho para o Pico Itapiroca, da bifurcação entre o PP e o PI até o topo do PI foram 20 minutos de subida, e a vista do Pico Paraná é incrível.

Pico Itapiroca

Como mencionei antes, o local do acampamento estava praticamente vazio, então era somente o nosso grupo. Montamos nossa barraca e fomos explorar ao redor.

Por do sol no Pico Itapiroca

Vimos um por do sol magnífico acima das montanhas, foi um momento mágico! Tiramos muitas fotos e quando anoiteceu jantamos um carreteiro feito pelo Kadu, nosso guia. Estava uma delícia! Comi mais do que deveria. Depois começamos a nos ajeitar para dormir, já que o outro dia começaria as 3 da manhã. Ah! O céu estava simplesmente de tirar o fôlego de tantas estrelas!!

Camping

SUBIDA PICO PARANÁ 1877m

Acordamos entre 2 e 2:30 da manhã para começar a subida às 3h. Foi uma caminhada com muitas subidas e descidas, com MUITOS galhos e raízes no meio do caminho, penhascos que só fui me dar conta na volta quando estava dia, escalaminhadas e grampos (para mim a pior parte), porque aqui é uma subida por grampos em pedras na vertical e o penhasco atrás de você. É tenso! Na ida não tive muita noção de como era, mas na volta quase travei.

Amanhecendo

É preciso muita atenção nesse caminho e lanterna aqui é imprescindível.

Passamos pelos dois acampamentos (Acampamento I e II) e ainda bem que não ficamos por ali. Além de estar lotado de gente, acho eu tinham feito uma festa no acampamento II, porque vi muito lixo e garrafas de cerveja.

A caminho do pico

O nascer do sol acabei vendo no meio do caminho, fui no meu ritmo, devagar e sempre, e mesmo assim foi lindíssimo!

Pico Paraná

Chegando lá em cima pude ver a imensidão de tudo!! As nuvens acima das montanhas e nós, acima das nuvens. Valeu todo esforço! Valeu todas as dores no meio do caminho. Não conseguia nem acreditar que finalmente estava lá em cima!

DESCIDA

A descida para mim sempre é uma das piores partes, principalmente porque meu joelho sempre começa a doer.

Tomamos nosso café da manhã no acampamento II, o Kadu levou o liquinho, café e wraps. Nos alimentamos e começamos a volta para o Pico Itapiroca para arrumarmos tudo e voltar para casa.

Pico Paraná

Eu não cheguei a voltar para o acampamento, o pessoal acabou me ajudando nessa parte, meu joelho e tornozelo doíam muito e a volta demorou (acredito eu) mais do que a ida. Eu e e mais um trilheiro acabamos indo mais lentamente, eu por conta das dores no joelho e tornozelo, e ele por conta de dor na costela (dias depois ele descobriu que tinha quebrado a costela, mas foi no jiu-jitsu e não na trilha). O meu souvenir desse dia foram duas unhas do pé perdidas.

Confesso que mais uma vez fiquei um pouco frustrada com a volta, mas já estou me acostumando com isso. Comecei a fazer fortalecimento e espero estar melhor nas próximas.

O que levar

Roupas: leve roupas de trilha para dias quentes (shorts, camisetas, tops, meias anti suor), mas também levem roupa para frio (jaquetas, toucas, blusa térmica, fleece), porque a noite faz muito frio. Não esqueça de levar luvas de trilhas (eu comprei aquelas de pedreiro), ajuda bastante na hora de se segurar no grampos ou galhos. E não esqueçam dos óculos escuros.

Pico Paraná

Equipamentos: mochila cargueira, barraca, saco de dormir, lanterna de cabeça, isolante térmico, bastão de caminhada e mochila de ataque.

Lanches: nuts, frutas secas, frutas, chocolates, atum enlatado e no mínimo 3 litros de água.

Outros: utensílios de cozinha (prato, talheres, copo/caneca), repelente, protetor solar, lenço umedecido, remédios para dor de cabeça, enjoo, dores musculares.

Dicas importantes:

• Leve no mínimo 3 litros de água;
  • Não esqueça da sacolinha de lixo e papel higiênico e de levar embora todo lixo que produzir embora com você;
  • A temperatura a noite pode chegar a grau negativo, então não esqueça de levar roupas quentes;
  • A trilha leva em torno de 10 horas ida e volta;
  • Não faça nenhum treino pesado antes desse trekking;
  • Apesar de não ser obrigatório, recomendo ir com guia. A mata é densa e é muito fácil de se perder. Fui com o pessoal da @ecoxperience.

Ficha técnica Pico Paraná

• Altitude: 1877m
  • Localização: Campina Grande do sul, Paraná
  • Nível de dificuldade: Pesado
  • Distância: 17km total

Foi um trekking difícil, mas foi animal!! Foi muito importante respeitar os dois dias de descanso anteriores ao trekking (sem treinos inferiores nem treinos pesados), pois realmente o PP exige bastante das nossas pernas. Respeitar nossos limites também é muito importante, não adianta a gente ir além e acabar se machucando. Acredito que tivemos muita sorte com o tempo também, porque tanto na ida quanto na volta, pegamos dias lindos e com céu limpíssimos.

Qualquer dúvida deixe aqui nos comentários ou me chame pelo direct! Vocês já fizeram ou tem vontade de fazer o Pico Paraná??