O que saber antes de ir para a Guatemala?

Estão pensando em ir para a Guatemala e não sabem nada sobre? Então fiquem aqui comigo que vou contar o que vocês precisam saber antes de ir para lá.

Aproveitem e sigam o @pegadasdeumaviagem no Instagram para acompanhar tudo em tempo real. Inclusive esta viagem pela Guatemala está toda salva nos destaques.

Campo Base Vulcão Aacatenango com vista para o Vulcão Fuego

Então bora saber algumas coisas antes de ir para a Guatemala!

VISTO

Nós brasileiros não precisamos solicitar nosso visto para a Guatemala. Podemos ficar no país por até 90 dias. O visto é carimbado na hora da chegada no país.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Para entrar na Guatemala vocês precisam ter um passaporte válido por no mínimo seis meses.

Na entrada do país me pediram o endereço de onde eu iria ficar, passagem de volta para o Brasil e passagem aérea interna. Não acredito que sempre peçam, mas saiba que é possível que aconteça. Eu gosto de levar tudo impresso, seja passagem aérea ou hospedagem.

Não é obrigatório ter seguro viagem, mas eu não recomendo ir sem. Muito menos se vocês forem fazer a ascensão ao Vulcão Acatenango. Lembrem que imprevistos acontecem e atendimento médico fora do Brasil é caríssimo. Aqui vocês podem fazer um orçamento com várias seguradoras, é o que eu uso e recomendo!

VACINAS

O Certificado Internacional de Vacinação (CIV) da febre amarela é obrigatório.

A vacina tem de ser tomada até 10 dias antes do embarque e tem duração de 10 anos.

Já a vacina do COVID não é necessária nem o PCR.

SEGURANÇA

A Guatemala é conhecida por ser um país seguro e foi assim que me senti. Na Cidade da Guatemala tende a ser um pouco mais perigoso.

O negócio é estar sempre atento, perguntar para as pessoas que moram perto de onde vocês forem ficar e não dar bobeira. Lembrem-se de que gente ruim tem em todos os lugares, então é melhor prevenir do que remediar.

HOSPEDAGEM

Tem para todos os bolsos e para todos os gostos. Eu fiquei na maior parte do tempo em hostels e amei! Mas lembrem-se de sempre dar uma checada antes no Trip Advisor antes de fechar qualquer estadia para não ter surpresas!

A melhor hospedagem dessa viagem foi, sem dúvida, o Bárbara’s Boutique Hostel, fica em Antígua, tem o melhor café da manhã, os melhores funcionários e as melhores instalações. Tudo limpinho, bem cuidado, com uma vista linda do Vulcão Água e com uma localização ótima!!

Todas as minhas hospedagens eu fechei pelo Booking.com.

Lago Atitlán, Guatemala

TRANSPORTE

Se tem uma coisa que é bem tranquilo na Guatemala, é viajar pelo país. Entre as cidades é muito comum viajar de mini van ou com os famosos Chicken Bus. Esse último não é tão confortável, porém é super barato e é uma aventura a parte. Pesquisem bem quantos deles vocês precisam pegar para chegar no destino final. Quando forem para a Guatemala, vocês precisam dar uma volta de Chicken Bus, só se segurem bem, porque os motoristas parecem que querem voar!

Dentro das cidades (menos na capital) o que mais vi foram tuktuks, e eles são baratos de se usar, quase todo mundo anda de tuktuk. Também tem opções de andar na caçamba das caminhonetes, como na cidade de Lanquín, por exemplo. É normal e é como os próprios locais se locomovem.

Já na Cidade de Antígua, aproveitem para caminhar. Não é necessário pegar uma condução para andar pela cidade. Até porque andando vocês vão conhecer lugares lindíssimos!!

QUAL A MELHOR ÉPOCA E QUANTOS DIAS FICAR NO PAÍS

A melhor época para ir para a Guatemala é de novembro a maio, que é a época mais seca.

Caso vocês queiram ir para a Guatemala apenas para subir o Vulcão Acatenango, sete dias é o suficiente (mas tenham em mente que vocês vão querer ficar mais tempo).

Mas para aqueles que querem conhecer outros lugares, eu recomendo no mínimo 15 dias, porque os deslocamentos pelo país podem levar um dia inteiro.

IDIOMA

O idioma principal é o espanhol, mas línguas regionais maias são fortemente faladas na Guatemala!

Aliás para os que querem aprender espanhol, na Guatemala tem muitas escolas que ensinam o idioma. Conheci muitas pessoas que estavam lá estudando.

MOEDA

A moeda local da Guatemala é o Quetzal (Q+ 1560 = R$ 1000).

Levei dólares para esta viagem usando o cartão da Wise, foi a primeira vez que usei esse cartão e foi ótimo! Prático e fácil.

TOMADA

Vocês vão precisar levar um adaptador universal para essa viagem. As tomadas são diferentes das nossas aqui do Brasil, são aquela de dois pinos achatados.

Ruínas de Tikal, Guatemala

O QUE LEVAR NA MALA

A Guatemala é daqueles países que vocês vão passar MUITO calor e também MUITO frio dependendo das atividades que vocês escolherem fazer.

No norte do país, em Flores por exemplo, eu nunca passei tanto calor na vida!! Sério!! Já lá em cima no vulcão tive que usar luvas, toucas… um frio danado!

Então o que eu sugiro é: pesquisem bem os lugares em que vão querer visitar para não faltar nada.

Para quem vai subir o vulcão: a maioria das agências que levam ao cume tem roupas para alugar, desde jaquetas até a equipamentos. A jaqueta eu aluguei lá na hora!

Não esqueçam de levar roupa de banho e toalha, na maioria dos hostels não tem.

Remédios: é sempre bom ter remédios para dor de cabeça, enjoos, diarréia, antialérgico….

VULCÕES

No centro da Guatemala é onde fica a região de montanhas e vulcões, são 37 vulcões oficialmente registrados.

É lá que fica dois dos mais famosos do país, o Vulcão Aacatenango (inativo) e o Fuego (ativadasso)! É possível subir no Acatenango e chegar bem pertinho do Fuego, ver lava e tudo! Ele entra em erupção a cada 20 minutos! Infelizmente duas semanas antes de eu subir, ele teve uma grande erupção e quando eu fui quase não deu para ver lava, ele ficou meio adormecido. Mas foi uma experiência incrível mesmo assim que merece um artigo somente desse dia! É só mais um motivo para eu voltar!!

SEGURO VIAGEM

Como já mencionei antes, é impossível falar de viagem internacional + subida em vulcão sem falar de seguro viagem né.

Óbvio que, mais do que nunca, nesta viagem o seguro se faz obrigatório.

Clique aqui para fazer a cotação das seguradoras com o melhor custo benefício.

COMO LEVAR DINHEIRO PARA A VIAGEM

Essa viagem foi a primeira em que não levei em dinheiro, dessa vez levei o Cartão Wise. Como não tinha a moeda da Guatemala para comprar direto, acabei levando dólares nesse cartão. Funcionou perfeitamente.

A Wise funciona em 160 países com 40 moedas diferentes para usar. Permite dois saques gratuitos no mês.

A Guatemala foi um país que me surpreendeu muito!!! Foram 19 dias de muitas emoções, voltei com o coração apertado mas muito feliz!

Espero que tenham gostado.

Até a próxima!

ESTÁ PENSANDO EM IR PARA A GUATEMALA, VEJA TAMBÉM:

14 thoughts on “O que saber antes de ir para a Guatemala?

  1. JANAINA TAVARES says:

    Melhor explicação impossível! Achei tudo que eu queria saber de forma rápida e clara. Muito obrigada

    Responder
    1. Dani says:

      Muito obrigada por esse feedback Janaina, se tiver qualquer dúvida pode me chamar no insta também. Beijooo

      Responder
  2. Andressa says:

    Adorei a explicação foi muito claro nas questões e tirou todas as minhas dúvidas já salvei aqui e vou me preparar para essa aventura
    Parabéns pelo trabalho 👏👏

    Responder
    1. Dani says:

      Obrigada Andressa, que bom que consegui te ajudar! Qualquer dúvida pode me chamar também por direct no insta! Beijosss e uma ótima aventura!

      Responder
  3. Rodrigo Oliveira says:

    Adorei o post, ajudou demais!!
    Uma dúvida sobre o cartão da Wise, você conseguiu pagas as coisas por lá mesmo quando a moeda aceita era só o Quetzal? O cartão (com dólares) converte na hora que vc está pagando? Abraços!

    Responder
    1. Dani says:

      OIee Rodrigo tudo bom?
      Sim, a Wise converte na hora do pagamento. Recomendo fazer pelo menos um saque durante a viagem para ter dinheiro em espécie também. É sempre bom. Lembrando que vocÊ pode fazer até dois saques gratuitamente no mês.

      Responder
  4. Luana says:

    Amore quanto em média se gasta lá, comprei minhas passagens e a primeira vez que vou viajar tão longe social, e meu maior medo é a migração pelo espanhol rsrs.. Obrigada pelas dicas eu amei

    Responder
    1. Dani says:

      Oiee, eu gastei em torno de 40 dólares por dia. É possível economizar mais. O lugar mais caro da minha viagem foi Flores e os passeios pelas ruínas maias. Mas eu faria tudo de novo! Amei demais!!! Tenho certeza de que você vai aproveitar muito!

      Responder
  5. Edvaldo Oliveira says:

    Vc tem alguma sugestao de roteiro de 8 dias que consiga incluir o acampamento ao vulcao Fuego? Aliás.. muito top seus relatos! Parabéns!

    Responder
    1. Dani says:

      Oieee tudo bom??
      Desculpe a demora, eu estava em viagem.
      Um roteiro de 8 dias te indicaria:
      – Antígua 4 noites (já que dois são totalmente voltados para o vulcão);
      – Flores 2 noites (um dia para conhecer Tikal);
      – Lago Atitlan 2 noites.

      É super corrido, principalmente se for até Flores, que é no norte da Guatemala e vc precisaria pegar um voo para economizar tempo. Mas vale a pena!!

      Responder
  6. André says:

    Bom dia, estou indo em novembro, como é a locoção entre as cidades? Capital até Antígua? e Antiguá até o Lago Atitlan? não achei muita informação sobre estes transfer.

    Responder
    1. Dani says:

      Oiee Andre, tudo bom? Então, a locomoção pelo país eu acabei fazendo tudo na hora. Na maioria das hospedagens, o pessoal vende os shuttles para outras cidades. É bem fácil de conseguir na hora. O que você pode fazer é entrar em contato com o lugar que você vai se hospedar e perguntar. Outra coisa, normalmente as hospedagens também já tem o serviço de buscar ou levar para o aeroporto. Eu fui de Antígua para a capital assim, com o transfer do meu hostel (pago a parte). Qualquer coisa me chama no insta que te passo mais informações.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *