Trilha Morro dos Dois Irmãos no Rio de Janeiro

E o Rio de Janeiro continua lindo! Quem acompanha o @pegadasdeumaviagem sabe que final de outubro fui pro Rio passar quatro dias.

Foram dias lindos na companhia da minha amiga carioca Zi Custódio que tem um canal do Youtube. O gosto pelas trilhas e natureza nos levou a fazer a Trilha do Morro dos Dois Irmãos no primeiro dia e é dela que vou fala aqui neste artigo.

Trilha do Morro Dois Irmãos

Quando eu decidi que iria para o Rio, a primeira coisa que sabia que queria fazer era alguma das trilhas maravilhosas que a cidade tem. Por fim, eu e Zi decidimos que iríamos fazer a trilha do Morro dos Dois Irmãos.

Trilha Morro dos Dois Irmãos

O Morro dos Dois Irmãos é uma formação rochosa localizada no Leblon e que fica entre as comunidades do Vidigal e Rocinha.

Com 533 metros de altitude o pico é mais alto do que o Pão de Açúcar. É uma trilha tranquila de fazer em termos de distância, sua extensão é de 1,5km, porém tem bastante subida e alguns trechos são bem íngremes.

Começando a trilha Morro dos Dois Irmãos

A trilha, como já mencionei anteriormente, fica dentro da comunidade do Vidigal e já começa em um ponto mais alto. Para chegar lá é preciso pegar um moto táxi na entrada da comunidade até o campo de futebol na Vila Olímpica, R$ 10,00 ida e volta. Para fazer a trilha nos foi cobrado uma taxa de R$ 5,00 logo na entrada.

Passando pela grade, já é possível ficar encantado com a natureza que nos cerca. Ao som dos pássaros fomos subindo. Detalhe: fizemos a trilha em uma sexta feira, o que ajudou bastante na questão de não estar lotada. Se tiver a oportunidade de ir em dia de semana, vá.

Trilha do Morro Dois Irmãos

Mirante da Rocinha: No meio do caminho paramos em um mirante onde era possível avistar a Pedra da Gávea, a praia de São Conrado e a Rocinha. Uma vista espetacular e perfeita para fotos. Hora de contemplar.

Mirante da Roçinha

Depois do mirante, ainda tem mais uma pernada pela frente. Não acordamos tão cedo para fazer a trilha e por isso sofremos com o sol e calor. Recomendo irem bem cedo para não acontecer isso. No meio do caminho encontramos uma cobra coral e uma centopeia gigante, então não saia da trilha e preste atenção onde pisa.

Chegando ao topo do Morro dos Dois Irmãos

Depois de mais ou menos 1 hora de subida chegamos ao cume. Ali naquele momento eu vi que todo o esforço valeu a pena. Que vista!

Lá de cima é possível avistar o Cristo redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas, Copacabana, Arpoador, Ipanema e o Leblon.

Trilha do Morro Dois Irmãos

Realmente ter ido em uma sexta feira e não em um sábado ou domingo fez toda a diferença. Não tinha quase ninguém e deu para contemplar a vista tranquilamente e tirar fotos lindas. Mesmo com o calor escaldante, ficamos lá em cima por um bom tempo.

Praia de São Conrado

• Dicas Importantes:
  • Levar 2 litros de água no mínimo;
  • Levar lanches leves (oleaginosas, frutas, frutas secas…);
  • Levar protetor solar, óculos de sol e boné ou chapéu;
  • Ir de bota de trilha ou tênis;
  • Levar repelente;
  • Pode ser cobrado uma taxa de R$10 para fazer a trilha;
  • Não saia da trilha demarcada, pode haver cobras;
  • Vá cedo para não pegar o sol forte.

O que fazer depois da trilha?

• Praia do Vidigal (dá para ir caminhando)
  • Mirante Leblon (dá para ir caminhando)
  • Mirante Penhasco Dois Irmãos (dá para ir caminhando)
  • Bar da Lage Vidigal (ficou para a próxima)

Depois da trilha almoçamos em um restaurante no Vidigal mesmo e demos continuidade no dia. Fomos caminhando até a praia do Vidigal, depois para o Mirante Leblon e por último o Mirante Penhasco Dois Irmãos.

Mirante Leblon
Praia do Vidigal
Mirante Penhasco Dois Irmãos

Foi uma caminhada tranquila, mas como já tínhamos feito a trilha, no final estávamos quebradas. De lá, pegamos um uber e fomos ver o pôr do sol no Leme.

Foi um dia e tanto! Superou todas as minhas expectativas!

E vocês, já foram em algum desses lugares?? Se sim, me contem como foi a experiência de vocês!!