Tempestade no Deserto do Thar

Era mais ou menos umas 5 da manhã quando nosso trem chegou a Jaisalmer. A viagem foi super tranquila, mesmo sendo longa (12 horas).

Eu dormi durante todo tempo. Já o Thiago falou que deu tempestade, passamos por um lugar cheio de tanques de guerra e que militares entraram no trem.

Nosso check in no hotel era apenas a partir das 10 da manhã, mas nos deixaram entrar mais cedo (o que foi ótimo para descansar).

Quando acordamos tomamos um café da manhã com uma vista linda da cidade. Realmente fiquei encantada com Jaisalmer.

As 14:00 Padam, o dono do hotel, passou para nos levar para o deserto. Nossa aventura começaria aí.

No conforto de um Jipe e ao som de músicas indianas, Padam ia nos explicando tudo sobre a região. Confesso que me emocionei em estar lá. Depois de uns 40 minutos chegamos onde estava o nosso próximo transporte: os camelos (só quero deixar claro aqui que hoje em dia não faço mais passeios que envolvem animais, minha mente mudou muito desde esta viagem).

No Rajastão, os moradores do deserto não sobreviveriam sem eles. Resistente e pouco exigente, o camelo pode ficar sem comida e água por até um mês no inverno, e uma semana no verão, tomando quase 70 litros de água de uma só vez. A afeição dos rajastanis por estes animais é evidente.

Subimos nos nossos camelos e seguimos viagem. Foi uma hora e meia até chegarmos ao nosso “acampamento”. Lá estavam nossas camas, lenhas e panelas.

Depois de muito correr pelas dunas (que nem retardada), ficar atirada na areia e ver um por do sol magnífico, era a hora do jantar. Eram duas pessoas fazendo a janta e levou em torno de quatro horas até ficar pronta. Padam nos explicou que comida indiana não foi feita para ficar pronta em minutos como nos restaurantes. Ela exige muito tempo para ficar gostosa. A nossa foi feita ali, no fogo, no chão. E foi a melhor que provei na Índia.

Deserto do thar

Depois da janta, era hora de nos acomodar nas camas. Apesar do calor, nos deram edredons. Deitamos todos de frente para as estrelas (eu, Thiago, minha sogra, Padam, e Mais os dois meninos da janta que não consigo lembrar os nomes, e mais afastados, os camelos).

Estrelas no céu e um silêncio nunca ouvido na vida. Eu só conseguia falar: vocês escutam isso? O silêncio?! Sim!! Era possível escutar o silêncio.

Mas do nada o céu estrelado começou a ser tomado por nuvens. De repente ficou tudo escuro, e o silêncio permaneceu. Deu medo. A gente tava ali! Eu não abria a boca kkkkkk e o Padam falando que era normal. Aí começaram os raios. Muitos!! E as nossas camas de metal!! Holy shit! Mas quando veio o vento e a chuva saímos correndo para onde as amas e edredons eram guardados.

Uma cabaninha de palha e argila. Que provavelmente abrigava muitos escorpiões.

Então a tempestade veio com tudo e ficamos todos ali dentro. Menos o Padam que ficou pra fora!!! O vento era tão forte que parecia que o telhado de palha ia voar. Mas aí apagamos.

Deserto do Thar

No outro dia fomos acordados com chai masala e torradinhas, com um dia lindo, como se nada tivesse acontecido. Um dos meninos saiu para buscar os camelos que tinham saído dali para se abrigar da tempestade.

E foi no café da manhã que Padam confessou que nunca tinha visto uma tempestade assim e que ficou com medo. Achou que a cama dele ia voar mesmo com ele em cima. Aproveitamos mais um pouco daquele paraíso de paz e quando ouvimos os sininhos dos camelos chegando sabíamos que era hora de voltar.

Mais uma hora e meia de viagem com nossos camelos, muitos Bambis saltitando no meio do caminho (lindo de ver) e chegamos no jipe. Infelizmente Era hora de voltar para o hotel. Eu ficaria mais alguns dias no deserto.

Quis fazer o Safari principalmente por causa do céu estrelado, mas a natureza nos reservou uma aventura diferente. E quando me dou conta da tempestade que pegamos, quase não acredito! Eu amei a experiência, foi muito melhor do que se saísse tudo como o planejado.

Eu recomendo demais o Safari, os camelos são muito bem cuidados e o pessoal é muito atencioso. Ah! Sem contar na comida! A melhor janta da viagem pela Índia.

•Preço do Safari: USD 24 (lembrando que a o ano da viagem doi 2017)

The Wanderlust Guesthouse: é com eles mesmo que se agenda o Safari. A diária do hotel é USD 2 e ele é muito bem recomendado pelo Booking.com.