Roteiro de 5 dias nas Serras Gerais

Neste artigo você vai saber como é passar cinco dias em um paraíso no Tocantins. Muita gente sabe sobre o Jalapão, que também é incrível, mas esse cantinho escondido está começando a surgir no mapa dos viajantes e vocês vão saber o porquê aqui.

Essa viagem está toda salva no @pegadasdeumaviagem. Aproveita e me segue lá para acompanhar tudo em tempo real.

Cidade de Pedras

Tudo o que vou escrever aqui vai ser da minha experiência, o que vi, o que vivi e com o meu olhar. Ou seja, praticamente um diário de bordo!

SOBRE AS SERRAS GERAIS

A Serra Gerais é a maior cadeia de serras do Brasil que engloba os municípios de Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis Lavandeira, Natividade, Pindorama, Rio da Conceição e Taguatinga. E cada cidade tem lugares incríveis para você conhecer.

AGÊNCIA SERIEMA ECOTURISMO

A Agência Seriema Ecoturismo é a maior agência das Serras gerais. Eles trabalham 100% com a comunidade local e os valores são voltados para a preservação do meio ambiente.

O pacote que fechei foi o de 5 dias e estava incluso:

• Transporte;
  • Acomodação durante os 5 dias nas Serras Gerais;
  • café da manhã, almoço e janta;
  • Os passeios com as entradas;
  • Guia;
  • Beliscos e água durante o dia.

O que não estava incluso: passagens aéreas, acomodação em Palmas, bebidas nas Serras Gerais e a ancoragem na Cachoeira da Cortina.

Cachoeira da Cortina

O valor do pacote foi de R$3.100 à vista (período de abril de 2022).

Eu adorei o roteiro da Seriema Ecoturismo e recomendo muito!

ROTEIRO SERRA GERAIS:

PRIMEIRO DIA

• 17 TRAVESSIAS
  • CACHOEIRA DO BREJO LIMPO
  • MIRANTE DO CERRADO

Bem cedinho da manhã a nossa guia Esther foi nos buscar no Hostel para começarmos a viagem. Levamos em torno de 5 horas até chegarmos na Pousada Cerrado nativo em Rio da Conceição, onde ficamos 3 noites.

Almoçamos e depois fomos fazer as 17 Travessias.

17 TRAVESSIAS

Antes de começar vestimos nossos coletes, capacetes e sapatos para andar na água (usei minha papete, mas ela escorregava um pouco).

Fizemos uma pequena trilha até chegarmos no primeiro poço, de onde partimos.

17 Travessias

As 17 Travessias consiste em subir uma pequena cachoeira passando por piscinas e poços naturais. São 17 ao todo, como o nome já diz. A volta é pelo mesmo lugar.

É muito divertido e bem gostoso.

CACHOEIRA DO BREJO LIMPO

Ao final das 17 Travessias, fizemos mais uma trilha até a Cachoeira do Brejo Limpo com uma queda de 25 metros de altura.

A sorte foi que tinha apenas nosso grupo, então pudemos aproveitar bem.

Cachoeira do Brejo Limpo

MIRANTE DO CERRADO

Terminamos o primeiro dia com um picnic de queijos e vinhos no Mirante do Cerrado. Apreciamos a linda vista e o silêncio do lugar.

Enquanto a noite caia era possível ver o céu mudando de cor e as estrelas começando a aparecer.

Mirante do Cerrado

Esse para mim foi um momento incrível. O céu do Tocantins é um dos mais lindos na minha opinião, seja com lua ou sem.

Voltamos para a pousada, jantamos e ainda teve uma cantoria linda antes de dormirmos.

Céu do Tocantins

SEGUNDO DIA

• LAGOA DA SERRA
  • CACHOEIRA DO CAVALO QUEIMADO
  • FARINHA DO PRETO

LAGOA DA SERRA

Acordamos cedinho, tomamos café da manhã e fomos conhecer a famosa Lagoa da Serra. Confesso que já tinha visto algumas fotos pela internet, mas nada havia me preparado para esse lugar.

Lagoa da Serra

A água transparente, muitos peixes, areia branquinha e as montanhas ao fundo me impressionaram muito. Eu queria filmar tudo para mostrar a beleza do lugar. Uma paz sem igual. Nem mesmo o vento forte que tinha quando chegamos não tirou a beleza!

Lagoa da serra

Ficamos por lá a manhã toda aproveitando e apreciando o lugar. Tivemos a sorte de não ter ninguém além do nosso grupo.

A Lagoa da Serra é um local de fácil acesso, o carro para bem pertinho da água. O local conta com banheiros e quiosques com tomada. Muita gente acampa por lá para ver o sol nascer (minha próxima meta)!

Lagoa da Serra

Saímos em torno das para almoçarmos na pousada. Comida boa e caseira.

CACHOEIRA DO CAVALO QUEIMADO

Depois do almoço e de uma descansada fomos para a Cachoeira do Cavalo Queimado para refrescar e conhecer um dos lugares mais frequentados pelos locais de Rio da Conceição.

Cachoeira do Cavalo Queimado

É pertinho da cidade e aberto ao público. Água gostosa e perfeito para relaxar.

Ali é onde se faz o boiacross, atividade a parte oferecido pela Seriema, mas dessa vez optamos por apenas relaxar mesmo. Mas fica a dica.

FARINHA DO PRETO

A nossa última parada do dia foi na Farinhada do Preto, outro lugar que eu amei.

Não sei vocês, mas eu não tinha nem ideia de como a farinha de mandioca era feita. E lá pude ver e participar de todo o processo.

Farinhada do Preto
Biju pronto

O Preto e a Ednelia nos receberam muito bem. A Ednelia fez bolinho de polvilho com queijo, beiju (nunca tinha experimentado) e chá de canelão de lanche. Foi uma tarde maravilhosa.

Nossa guia Esther, eu e Dona Ednelia
Nossa galera

Eu adorei essa experiência e recomendo muito!

Depois voltamos para a pousada onde jantamos mais uma comida maravilhosa.

TERCEIRO DIA

• RIO AZUIS
  • PRAIA DO PUÇÁ
  • CACHOEIRA DO SOMBRA

RIO AZUIS

Acordamos cedinho e fomos até a cidade de Aurora do Tocantins, que fica a mais ou menos 3h de distância.

A primeira parada foi o Rio Azuis, o menor rio da América Latina e terceiro menor rio do mundo.

É um dos lugares mais visitados das Serras Gerais e agora eu sei o por quê.

Rio Azuis

A água do Rio Azuis é espetacular, ele tem esse nome justamente porque quando você mergulha ele é absurdamente azul. Tem muitos peixes e a água não é gelada. Não esqueçam de levar óculos de mergulho! É imperdível!

O Rio Azuis é bem estruturado. Tem restaurante e uma pequena arquibancada ao redor do rio. Muita gente se decepciona por conta disso, mas não se abale, porque vale muito a pena conhecer.

Vocês também podem ir nadando até o encontro das águas que é bem legal.

Almoçamos no Restaurante 21 e depois seguimos viagem.

Restaurante Agenda 21

PRAIA DO PUÇÁ

E quando eu achava que não poderia me surpreender mais, chegamos na Praia do Puçá.

Minha gente, uma pequena praia de água esverdeada doce e cristalina, areia branca e coqueiros. Cheguei no paraíso.

Praia do Puçá

Ali ficamos por algumas horas. Comemos babaçu direto do pé, nadamos e apreciamos esse lugar sem igual. Um dos lugares mais incríveis.

Pegamos esse paraíso só para nós.

Simplesmente maravilhoso.

Praia do Puçá

CACHOEIRA DO SOMBRA

Para finalizar o dia fomos para a Cachoeira do Sombra, ou Cachoeira do Buritizinho, que achei que seria apenas outra cachoeira. Ledo engano.

Uma cachoeira de areia branca, água transparente e morna! Isso mesmo! Água morna e com muitos peixinhos.

Cachoeira do Sombra

Esse lugar me lembrou um parque aquático, mas natural!!!

Que dia meus amigos, que dia.

Depois de tantos paraísos, foi hora de voltar para a pousada para nossa última janta por lá.

QUARTO DIA

• CÂNION ENCANTADO
  • CACHOEIRA DOS PELADOS
  • CIDADE DE PEDRA
  • POUSADA DO SEU DAVI

CÂNION ENCANTADO

Nesse dia acordamos bem cedinho, arrumamos nossas coisas, demos tchau para a Pousada Cerrado Nativo e partimos rumo a Almas.

Vimos o sol nascer da estrada, pegamos muita estrada de chão e finalmente chegamos no Cânion Encantado para tomar nosso café da manhã.

Cânion Encantado

Assistimos um vídeo explicando sobre o local e nos equipamos de perneira, capacete e bastão e começamos nossa aventura.

A trilha é de 3h e de nível moderado. Tem escadarias e travessia dentro d’água. Recomendo vocês fazerem a trilha nos primeiros horários do dia, porque quando o sol começa a subir, fica extremamente quente. Essa trilha NÃO é permitida fazer sem guia.

Descemos 1050 metros e andamos entre os paredões até chegarmos na Praia do Elias. São quatro quedas d’água simultâneas de 70 metros de altura. Na praia é possível entrar na água (aqui ela é gelada) e ir debaixo da queda.

Cânion Encantado

O lugar é energia pura! Ali podemos sentir aquela sensação de pequenez entre os paredões. Ficamos em torno de 20 minutos na prainha, pois outro grupo já estava chegando. As trilhas saem de 1 em 1 hora e é preciso agendar.

Infelizmente quando fomos a chegada até a fenda estava fechada por conta do volume da água.

Na volta passamos pelo mirante onde é possível avistar as cachoeiras pela parte de cima.

Cânion Encantado

Eu achei incrível e lindo demais. Se você puder, vá. Nem que seja com calma, porque o lugar é absurdamente lindo!

Voltando da trilha tinha um almoço deliciosa nos esperando.

CACHOEIRA DOS PELADOS

Depois do almoço, descansamos um pouquinho nas redes e seguimos rumo a Cachoeira do Pelados. Ela tem esse nome, porque o reality Largados e Pelados Brasil foi gravado lá.

Cachoeira dos Pelados

A trilha é de nível fácil, mas sem muitas árvores, então não esqueça chapéu, nem óculos e nem protetor solar.

A cachoeira é uma delícia, a água não é gelada e é perfeita para dar aquela relaxada.

CIDADE DE PEDRA

Na ida para a Cachoeira dos Pelados passamos pela Cidade de Pedra, mas só paramos nela na volta.

A Cidade de Pedra é uma concentração de formações rochosas de formas indefinidas. Reza a lenda que um dia ali foi o fundo do mar.

Cidade de Pedras

É possível subir em algumas delas, que estão marcadas com um “X” branco. As que não estão marcadas, não pode subir para não danificar.

Eu achei incrível ver tanto lá de cima quanto debaixo essas formações. Parece literalmente uma cidade.

POUSADA DO SEU DAVI

No final desse dia fomos para a Pousada do Seu Davi, muito famoso nas Serras Gerais.

Para chegar até lá é preciso percorrer 50km de estrada de chão e descer uma pequena trilha. Aí você estará na propriedade do Seu Davi.

Cheio de galinhas, pintinhos, cachorros e macacos, o local é uma delícia. Não tem internet ou televisão. Apenas o agora e as pessoas para você se conectar.

A noite sem lua é espetacular e a janta feita com capricho dão sabor a essa experiência.

Tive o prazer de conhecer a argentina Patricia, do @nomadsindestino que visitou a pousada e se encantou tanto que decidiu ficar por lá.

QUINTO DIA

• CACHOEIRA DA CORTINA
  • LAGOA DO JAPONÊS
  • VOLTA PARA PALMAS

CACHOEIRA DA CORTINA ( ancoragem ) R$ 80

Acordamos cedinho ao som dos galos (às 4:50 certinho) e fomos tomar nosso café da manhã. Teve ovos fresquinhos, café e bolo. Apesar de estarmos no Tocantins, a manhã estava bem fresca e deliciosa. Eu queria mesmo era ter ficado mais dias na Pousada do Seu Davi, da próxima vez eu já sei!

Nos despedimos do Seu Davi e da Dona Antônia e seguimos para a ancoragem na Cachoeira da Cortina.

Paramos no meio da estrada e entramos por um caminho no meio do mato. Em alguns minutos chegamos no topo da cachoeira.

Cachoeira da Cortina

Lá, o guia já estava nos esperando com todos os equipamentos.

A ancoragem é praticamente ficar n beira da cachoeira com os equipamentos de segurança. Uma sensação de medo com muita adrenalina.

Sentei na beirada com os pés fisgando de tão nervosa. Eu adorei a experiência.

Esse passeio é aparte e o valor é de R$ 80, eles aceitam PIX ou dinheiro.

LAGOA DO JAPONÊS

Essa foi a minha segunda vez nesse lugar lindo!

A água desse lugar é literalmente cristalina, acho que a mais cristalina que já vi. As pedras que ficam ao redor deixar o lugar mais incrível ainda. Há algumas grutas pequenas que nas fotos ficam lindas!

Lagoa do Japonês

Para chegar até as cavernas ou você vai de barquinho ou vai nadando. É bem tranquilo ir nadando.

Dica: pegue na agência os pés de pato e óculos para mergulho! Você não vai se arrepender.

Na Lagoa do Japonês as pedras são super afiadas e é recomendável ir de sapatinho ou papete. Eles alugam os sapatinhos por 10,00, colete por 10,00 e bóias por 2,00.

Depois de aproveitarmos bem a Lagoa do Japonês, foi hora de almoçar. Comemos lá mesmo uma comida deliciosa para depois descansarmos na rede.

E essa foi a nossa última parada antes de voltar para Palmas.

Pousada Cerrado Nativo

A Pousada Cerrado Nativo foi nossa hospedagem por 3 noites em Rio da Conceição.

Um lugar super gostoso e agradável, com quartos confortáveis, ar condicionado, banho bom e wi-fi.

A comida é simplesmente de comer rezando. A farofa de banana feita pela Dona Eliene é maravilhosa.

Pousada Cerrado Nativo

Pousada do Seu Davi

A Pousada do Seu Davi é uma experiência a parte nas Serras Gerais. O Seu Davi é a quarta geração da família que vive neste cantinho de pura natureza.

Os quartos são simples, apenas para dormir mesmo.

No refeitório, onde o café da manhã e janta são servidos, é onde o pessoal se encontra e troca experiências de vida.

Pousada do Seu Davi

O Seu Davi e a Dona Antônia são uns amores e dividem com todos duas histórias.

Eu amei ter dormido lá e confesso que gostaria de ter passado mais tempo na pousada. Recomendo muito!!

Pat, Seu Davi e Dona Antônia

Bom gente esse foi o roteiro que fiz pelas Serras Gerais. Vi muita coisa linda, mas não foi nem a metade do que tem por lá.

Escrevendo este artigo revivi muitos momentos legais dessa viagem, inclusive ela está toda salva nos destaques do @pegadasdeumaviagem e tem muita coisa!

Até a próxima aventura!

ESTÁ PENSANDO EM IR PARA O TOCANTINS? VEJA TAMBÉM:

4 thoughts on “Roteiro de 5 dias nas Serras Gerais

1. Lúcia Damaggio says:

Quantos lugares lindos! Não conhecia nada disso. Estou encantada. Espero poder conhecer em breve.

1. Dani says:

Fico feliz em poder mostrar o quão lindo é o nosso país e inspirar vocês a conhecerem.