Vocês sabiam que o Tocantins é um estado repleto de belezas naturais? Que lá tem o céu mais lindo que vocês vão ver aqui no Brasil? E que tem as cachoeiras com a água mais gostosas que vocês vão conhecer? Não? Então colem aqui no blog que vai ter muita coisa sobre esse estado que roubou meu coração de vez.
Aproveitem e me sigam lá no insta @pegadasdeumaviagem para acompanhar todas as viagens em tempo real.

Serras Gerais
A Serra Gerais é a maior cadeia de serras do Brasil que engloba os municípios de Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis Lavandeira, Natividade, Pindorama, Rio da Conceição e Taguatinga. E cada cidade tem lugares incríveis para você conhecer.

Como Chegar na Serra Gerais
A capital tocantinense Palmas é a porta de entrada para a Serra Gerais, que fica em torno de 500km de distância. Você pode alugar um carro em Palmas ou ir de ônibus.
Também tem a opção de sair de Brasília de carro ou ônibus e ir até Aurora do Tocantins. Essa viagem leva em torno de sete horas.
Avião: o aeroporto principal para a Serra Gerais é o de Palmas. De lá você pode alugar um carro, ir de ônibus ou fazer como eu fiz: fui com a empresa Seriema Ecoturismo que nos buscou no Hostel que estávamos hospedadas e nos levou até uma das cidades bases.
Carro alugado: já no aeroporto é possível alugar um carro e começar a viagem. Só não esqueça de ir com um guia que conheça bem a região. A sinalização não é das melhores e o sinal de internet é bem escasso. Fora que alguns lugares o guia é necessário para entrar nas atrações. Alugue aqui o seu carro.
Ônibus: você pode sair tanto de Palmas quanto de Brasília ou até mesmo da Chapada dos Veadeiros para uma das principais cidades da Serra Gerais: Aurora do Tocantins, Dianópolis ou Natividade. Mas lembrem-se de que chegando lá, vocês vão ter de contratar um serviço de guia para levá-los as atrações, pois não existe transporte público até as atrações.
De Palmas até Dianópolis a distância é de 341km.
De Brasília até Aurora são 471km de distância.
Da Chapada dos Veadeiros até Aurora são 257km de distância.

O QUE SABER ANTES DE IR PARA A SERRA GERAIS
QUANDO IR
Entre abril e setembro é a época de seca. Os dias são quentes e ensolarados e dá para aproveitar bem os lugares.
Entre junho e julho as águas estão na sua fase mais cristalina, porém é quando elas estão mais frias também.
E de dezembro a março é a época de chuva, não que não dê para visitar as Serras Gerais nessa época, mas as tonalidades das águas podem estar diferentes.
INTERNET
A internet por lá ainda é escassa, os lugares onde o sinal pega melhor são nas pousadas. Mas mesmo assim às vezes não funcionava muito bem.
Eu sempre falo que isso é bom no final das contas, porque aproveitamos mais o momento. Então relaxe e curta muito esse momento offline.
LEVE DINHEIRO EM ESPÉCIE
Sendo a internet escassa, é importante levar dinheiro em espécie já que em muitos lugares a máquina de cartão pode não ser uma opção
QUANTOS DIAS FICAR
No mínimo cinco dias. São muitos lugares para visitar e você vai querer ir em todos, porém não vai ter tempo o suficiente. Então sugiro ficar no mínimo 5 dias para aproveitar bem.
JALAPÃO E SERRAS GERAIS NA MESMA VIAGEM
Dá sim. Mas saiba que a Serra Gerais e o Jalapão são lugares distantes. Você vai precisar de, no mínimo, uns 12 dias de viagem.
Só para se ter noção: uma das principais cidades do Jalapão é Mateiros, e uma das principais atrações das Serra Gerais, Rio Azuis, fica na Cidade de Aurora do Tocantins. A distância entre esses dois municípios é de 368km.
Se você quiser muito aproveitar que já está no Tocantins e fazer os dois, tire 5 dias para Serra Gerais e 5 para o Jalapão. E por fim 2 dias para descansar em Palmas, porque vai ser cansativo.
POSSO FAZER POR CONTA?
Sim. Mas sugiro que você pegue um guia para ir junto. Muitos lugares são distantes e muitas vezes não tem sinalização e o sinal do GPS pode falhar falhar. Fora que algumas atrações é preciso ter guia para entrar, como o Cânion Encantado. Alugue aqui seu carro.
Algumas atrações que não precisam de guia:
- Cachoeira do Paraíso
- Cachoeira do Registro
- Lagoa do Japonês
- Lagoa da Serra
- Poço do Paraíso
- Rio Azuis

É UMA VIAGEM ROOTS
Assim como eu já falei nos artigos sobre o Jalapão, nas Serras Gerrais eu falo o mesmo. Se você está procurando luxo e muito conforto, lá não é o lugar para você.
As pousadas são simples, porém aconchegantes. A comida é caseira e uma delícia.
Você vai passar um bom tempo dentro do carro, não tanto como no Jalapão.
Mas uma coisa eu garanto: tudo é muito lindo e eu tenho certeza de que o Tocantins vai te surpreender e muito!

E aí, quem vai arrumar a mala para ontem para conhecer esse paraíso?
Menina, essas dicas são muito importantes! Quando estamos planejando uma viagem para o Tocantis, é fundamental pesquisar para saber o que devemos saber antes de ir para as serras gerais, e sua lista está perfeita! O que eu mais gostei de saber foi sobre o clima, e as épocas do ano, quando a água é mais fria, quando chove e quando está sol. E internet escassa também é um detalhe muito importante! Não saber pequenos detalhes como esse pode acabar fazendo a viagem se tornar uma decepção! Obrigada pelo post Maravilhoso!
Ahhh obrigada Cintia!! É bem isso mesmo, tanto o Jalapão quanto a Serra Gerais são lugares relativamente novos para muitas pessoas. Então saber alguns detalhes antes ajuda muito!!
Amei, dicas excelentes, importantíssimas.
Obrigada Cláudiaaaa!
Gostaria de saber, aonde contratamos o guia? Já no Aeroporto de Palmas ou na cidade que escolhermos visitar primeiro? É fácil encotrar guias? Você tem alguma indicação?
Oiee, então eu fui com a agência Seriema e fechei tudo antes de chegar em Palmas. Mas caso você queira fazer por conta, recomendo assim que chegar em Palmas, ir ao Centro de Atendimento ao Turista e eles vão poder te orientar direitinho.
Maravilhoso seu relato sobre o destino, fiquei com vontade de conhecer.
Fiquei com uma dúvida. Você não aconselha só contratar um guia nas cidades para visitar os pontos turísticos?
Gostaria de alugar um carro e fazer a viagem no meu tempo.
Oiee tudo bom Lidi? Essa viagem é linda demais. Então, é possível sim alugar um carro e contratar os guias. Só tenha em mente que alguns lugares o acesso é um pouco mais difícil e a conexão com a internet é escassa durante quase todo o percurso. Mas acabei de conhecer um casal que foi por conta.