O que fazer em Flores na Guatemala

A Ilha de Flores fica bem ao norte do país, é uma ilha bem pequena que te permite fazer tudo a pé, toda colorida e a maioria das pessoas que vão para lá, vão com o intuito de visitar um dos maiores sítios arqueológicos da civilização maia que existem.

Ilha de Flores, Guatemala

Aproveita e segue o @pegadasdeumaviagem para acompanhar as viagens em tempo real! Essa viagem pela Guatemala está toda completa nos destaques!

ILHA DE FLORES

Flores é uma pequena ilha no Lago Petén Itzá e é a capital do departamento de El Petén, que engloba quase todo o norte da Guatemala. A cidade de Flores foi o último reduto Maia independente durante a conquista dos espanhóis.

Ilha de Flores, Guatemala

A Ilha de Flores fica a apenas 2 horas da fronteira com Belize. O Lago Petén Itzá, que banha a ilha, é o terceiro maior do país. Flores está entre os 25 lugares mais coloridos do mundo.

O QUE SABER ANTES DE IR PARA A GUATEMALA

Flores é uma ilha bem pequena e muito charmosa com muitas lojinhas, restaurantes, conveniências e agências de passeio.

Conveniência na Ilha de Flores, Guatemala

O QUE FAZER EM FLORES

RUÍNAS MAIAS

Esse é o principal motivo que leva as pessoas a irem para a Ilha de Flores, já que os maiores sítios arqueológicos da civilização maias estão no norte do país. A Guatemala é o paraíso para quem quer conhecer mais sobre a cultura desses povos.

Parque Nacional de Tikal, Guatemala

É no norte da Guatemala que fica o Parque Nacional de Tikal, um dos maiores sítios arqueológicos da civilização maia que existe. É praticamente um museu a céu aberto. São mais de 3000 estruturas datadas entre 600a.C e 900d.C para você visitar.

Parque Nacional de Tikal, Guatemala

Além de Tikal, há também o Parque Nacional de Yaxhá, ainda não tão visitado quanto Tikal, mas igualmente rico em história. Muitas pirâmides ainda estão sendo descobertas e existem pelo menos 60 estruturas no complexo.

Parque Nacional de Yaxhá, Guatemala

PLAYA ECOLOGICA EL CHECHENAL

Para quem quer se refrescar enquanto não está fazendo os passeios, você pode aproveitar e conhecer a Playa El Chechenal, que fica a 5 minutos de barco da Ilha de Flores.

Playa El Chechenal, Guatemala

El Chechenal é´uma praia de água doce, já que é banhada pelo Lago Petén Itzá, mas que tem areia e agua cristalina igual praia. Ela é particular e é necessário pagar uma taxa de GTQ 10 para entrar. É uma ótima opção para relaxar e fugir do calor. O por do sol de lá é sensacional!

GEORGE’S ROPE

George’s Rope é outra opção para fugir do calor. É um lugar na beira do Lago Petén Itzá que se chega de barco também, leva uns 20 minutos até lá saindo de Flores.

É preciso pagar uma taxa de GTQ 25 para entrar e lá tem comida e bebida para vender, não é permitido entrar com comida.

George’s Rope

É um lugar super agradável com espreguiçadeiras e redes, além da famosa corda que a galera se pendura para cair na água e um trampolim.

O lugar é perfeito para passar a tarde e ver o por do sol.

George’s Rope

POR DO SOL

Lugar para ver o por do sol em Flores é o que não falta. Como mencionei antes, você pode assistir esse espetáculo da natureza da Playa El Chechenal, do George’s Rope, na Igreja que fica no alto da Ilha de Flores ou na beira do lago.

Por do sol, Ilha de Flores

Em qualquer lugar que você escolher, garanto que vai ser lindíssimo.

ONDE SE HOSPEDAR

Em Flores tem muitas opções de pousadas e hostels, não vi muitos hotéis grandes por lá. Confesso que achei as hospedagens na ilha bem mais caras do que estou acostumada.

A dica que eu dou é ficar hospedado em Petén, antes da ponte que vai para Flores, os valores não são tão caros.

Poe do sol em Yaxhá, Guatemala

Eu optei por ficar em um hostel, já que não queria gastar muito. A hospedagem era super simples, mas supriu todas as minhas necessidades. Tinha café da manhã, cama limpa e banheiro limpos e o dono foi muito simpático e solícito. Me ajudou a escolher as agências e também o transporte para Laqnuín. A única coisa que senti falta foi do ar condicionado (eu realmente sofro no calor extremo).

Playa El Chechenal, Guatemala

Eu sugiro vocês pesquisarem bem o lugar que vocês vão se hospedar, pois muitos não tem ar e os que tem, o desligam de manhã cedo e só religam a noite.

Eu reservei todas as hospedagens da viagem pelo Booking.com. Reservando pelo meu link, vocês ajudam o Pegadas de Uma Viagem a se manter.

QUANDO IR E QUANTOS DIAS FICAR

A Ilha de Flores é um daqueles lugares que é possível conhecer em qualquer época do ano. Então a melhor época é quando você puder ir.

Ilha de Flores, Guatemala

Recomendo você tirar 3 noites da sua viagem para ficar em Flores, já que provavelmente você vai querer conhecer pelo menos dois sítios arqueológicos maias. Mas caso queira conhecer mais ao redor ou fazer os passeios que levam a Belize, recomendo no mínimo 5 noites.

COMO CHEGAR EM FLORES

Como a Guatemala não é um país tão grande assim, é possível de sair da Cidade da Guatemala e ai até Flores de Shuttle (mini van) ou de ônibus (só não sei informar quantos ônibus seriam necessários). Mas já tenha em mente que você vai perder um dia de viagem. Tem a opção de fazer essa viagem terrestre a noite, porém sai mais caro.

Cidade da Guatemala – Flores: 481km de distância.

Antígua – Flores: 521km de distância.

Semuc Champey – Flores: 252km de distância.

Lago Atitlán – Flores: 604km de distância.

A outra opção é pegar um vôo da Cidade da Guatemala até Flores, um dos vôos mais curtos que você vai pegar. São apenas 30 minutos de viagem e apenas a AVIANCA que faz esse trecho. Essa foi a minha opção e paguei R$ 400 somente a ida. Atenção aos valores muito baratos, eles não incluem nem bolsa de mão.

COMO SE LOCOMOVER EM FLORES

Flores é uma ilha super pequena, sendo assim, o melhor jeito de se locomover é a pé. Em uma manhã é possível fazer a ilha inteira caminhando.

Ilha de Flores, Guatemala

Do aeroporto até a Ilha de Flores você pode pegar um taxi ou um tuktuk (o que eu peguei custou R$ 10).

Dependendo de onde você quer ir, como por exemplo o George’s Rope ou a Playa de Chechenal, é preciso pegar barco.

Ilha de Flores, Guatemala

Dicas e curiosidades:

  • O norte da Guatemala é extremamente quente e seco, então não esqueça de se hidratar;
  • Muitos hostels e pousadas em Flores não tem ar condicionado, então fiquem atentos na hora de reservar suas hospedagens;
  • Muitas pessoas aproveitam que estão a 2 horas de Belize para passar um dia por lá. Em Flores agências de passeios para lá é o que não faltam;
Ilha de Flores, Guatemala

Conhecer a Ilha de Flores e visitar as ruínas maias foi muito emocionante. Fui realmente sem saber o que esperar e obvio que me apaixonei demais. Pretendo voltar em breve para explorar mais o norte da Guatemala.

Até a próxima.

ESTÁ PENSANDO EM IR PARA A GUATEMALA, VEJA TAMBÉM:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *