Todo mundo que Vai para a Índia tem uma parada obrigatória. Essa parada é Agra para ver o magnífico Taj Mahal. E não é para menos. O monumento é impressionante mesmo.
Confesso que até eu pisar nos mármores brancos do Taj Mahal, não achei que seria tudo isso que falam. Pois foi! E mais. Além da história que cerca o mausoléu, o lugar é tão pacifico que nem parecia que estava na Índia. Até porque saí de Delhi, e ainda estava assimilando todo aquele choque cultural.
Voltando à cidade de Agra: lá não tem muitas opções do que fazer além do Forte, Taj e o Fatehpur, este último não conheci. Você pode dar uma voltinha por lá para ver o movimento. Eu cheguei à tarde e aproveitei para ir ao forte, já que queria ir ao Taj no primeiro horário da manhã.
Aproveita e me segue lá no insta @pegadasdeumaviagem para viajar comigo em tempo real.
Sobre Agra
Antes de a capital ser transferida para Nova Deli, Agra era sede do Império Mogul. Localizada na beira do rio Yamuna, a cidade era protegida pelos imperadores Akbar, Jahangir e Shah Jahan.
Agra abriga o Taj Mahal, o Agra Fort e Fatehpur Sikri, que foram declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Como chegar em Agra?
Você pode ir tanto de trem quanto de carro. As duas opções são boas. De trem você tem a experiência de se misturar um pouco mais com os indianos e é mais rápido. Já de carro você pode parar quando quiser, apesar de levar mais tempo e ser mais caro.
Cidades mais distantes como Mumbai, por exemplo, é possível ir de trem, mas o recomendado é ir de avião. A não ser que você tenha muitos dias para conhecer o país.
CIDADES | DISTÂNCIA |
NOVA DELI | 233km |
JAIPUR | 241km |
JODHPUR | 580km |
UDAIPUR | 635km |
JAISALMER | 794km |
Onde ficar em Agra:
Ficamos hospedados no Taj Haveli Agra. Como falei, fiz uma viagem mais econômica, então não vá esperando luxo dos hotéis que estou recomenando. O hotel é bem tranquilo, o quarto bem limpinho, um bom café da manhã e, claro, o ar condicionado salvador da pátria! Ele é bem simples, mas tem um detalhe ótimo: é pertinho do Taj Mahal!! Apenas 500m.
Agra Fort (atração paga)
O Agra Fort foi construído pelo imperador Akbar no período de 1565 e 1573. É um complexo de construções palacianas incrível. De lá você pode contemplar também o Taj Mahal de longe. Vale muito a pena conhecer. Eu fiquei encantada com os fortes que conheci e esse foi um deles.
Taj Mahal (atração paga)
O famoso Taj Mahal foi construído pelo imperador mogul Shah Jahan em memória a sua esposa favorita Mumtaz Mahal, que morreu em 1631. Cerca de mil operários trabalharam, por doze anos, para, finalmente terminar em 1643. Bom, eu indico ir de manhã bem cedo (6am).
Além de ser lindo demais, tem bem menos gente do que com o passar do dia. Outra opção é ir em um jardim lindíssimo do outro lado do rio para ver o por do sol (também é preciso pagar uma taxa, mas é barato). Os dois são lindos e vale a pena.
Recomendo muito que você durma em Agra. Primeiro pelo fato de poder descansar antes de ir ao Taj Mahal, e segundo para poder ir também, com calma, ao Agra Fort e ver o por do sol!
A Índia pode ser bem cansativa, por isso uma boa noite de sono é sempre bem vinda.I
Beijos e até a próxima!!