Finalmente vou falar sobre o lugar que mais gostei no Rajastão: Jaisalmer ou Cidade Dourada. Foi exatamente lá que deixei meu coração. A cidade fica quase na fronteira com o Paquistão e levamos umas 12 horas de trem para chegar.
Chegamos umas 5:30 da manhã e o pessoal do hotel já estava lá para nos pegar.
Jaisalmer
Jaisalmer foi fundado no século XII por Maharawal Jaisal e já foi um grande centro comercial localizado estrategicamente na rota de caravanas para o Afeganistão e Ásia Central.
Assim como já foi muito movimentada, em meados do século XVI se tornou mais pacata por conta do crescimento dos portos de Surat e Mumbai.
Lá você encontra havelis e Palácios, feitas de arenito-dourado, que embelezam área desértica. Essas construções são exemplos espetaculares da arte de lavrar pedras no Rajastão e se agrupam todas ao redor do magnífico Jaisalmer Fort. Depois dele, as havelis são a maior atração da cidade.
O QUE FAZER EM JAISALMER
JAISALMER FORT (atração paga)
Construído em 1156 por Jaisal, foi ampliado por seus sucessores. Ele se ergue como uma miragem das areias o deserto do Thar.
Ele fica no topo do morro Trikuta, de 80 metros de altura. Em tempos medievais, a população inteira de Jaisalmer morava dentro dos muros e, ainda hoje, milhares de pessoas ainda moram lá. Este é o único forte residencial da Índia.
Lá dentro você encontra palácios, museus, templos jainistas, mansões, lojas e restaurantes.
Funciona das 6:00 as 17:00 todos os dias.
PASSEIOS PARA O DESERTO DO THAR
Essa foi uma experiência que desde que pensei em ir para lá quis fazer. Você pode fazer passeios diários ou dormir no deserto, que foi o que fizemos.
Dormimos apenas uma noite e de quebra pegamos uma mega tempestade!
HAVELIS DE JAISALMER
Como falei antes, depois do forte, as havelis são a maior atração de Jaisalmer. Havelis são mansões que foram construídas no se século XIX por comerciantes e ministros da cidade. Elas dominam os labirintos de vielas, perfeito para tirar fotos. Os detalhes das construções parecem renda! É muito lindo mesmo. Se perca por lá.
CAMINHAR PELA CIDADE
Caso você não vá para Jaisalmer no calor, ou se você se vira aos 45 graus , ande. Caminhe pela cidade. Ela é encantadora. Entre nas lojinhas, tome um masala chai. Sempre achei que andar pela cidade é a melhor maneira de conhecer.
COMO CHEGAR EM JAISALMER?
Como Jaisalmer fica muito longe de Déli, você pode ir de avião até Jodhpur ou Jaipur e pegar o trem lá.
Eu recomendo pegar o noturno, assim você já chega de manhã e aproveita o dia explorando. Da para ir de carro também, mas a viagem fica bem longa, mas o lado bom é que você pode ir parando em outros lugares.
Nós saímos de Jaipur Mais ou menos umas cinco da tarde e chegamos de manhã cedinho. Depois saímos de lá para Jodhpur a noite também. Dormir nos trens indianos foi super tranquilo. Essa experiência fica para um próximo post.
Jaisalmer fica a 814km de Nova Deli, é uma cidade bastante visitada, mas ao mesmo tempo nem tanto quanto os outros lugares por causa da distância. Mas se você está indo para a região do Rajastão, Jaisalmer é imperdível.
CIDADE | DISTÂNCIA |
NOVA DELI | 814km |
AGRA | 795km |
JAIPUR | 559km |
JODHPUR | 289km |
UDAIPUR | 529km |
ONDE FICAR EM JAISALMER?
Ficamos hospedados em Uma Guest House, que reservamos quando compramos o passeio para dormir no deserto. Lá normalmente é assim. O lugar é pequenininho, mas tem uma vista e tanto do forte. O pessoal da Guest House foi tão legal que foi difícil dar tchau. O coração apertou. A diária saiu por nada mais nada menos do que 6 dólares a diária para nos três. Isso mesmo! SEIS DÓLARES A DIÁRIA PARA TRÊS PESSOAS! Sem mais nada a declarar. Eu recomendo MUITO!
Também da para se hospedar dentro do forte, que parece ser bem legal também. Fizemos nossa reserva pelo Booking.com.
QUANTOS DIAS FICAR?
Eu saí de lá com a sensação de que tinha que ficar mais um mês. Sério, tenho planos de voltar para a Índia e passar pelo menos uma semana em Jaisalmer. Eu amei demais lá. Achei tudo muito diferente. O calor era quase insuportável, por isso não andamos tanto pela cidade. E eu sinto que preciso voltar lá.
Instagram: @pegadasdeumaviagem