Fazer uma viagem para a Índia se tornou um sonho há muito tempo. Mas realmente comecei a pensar em realizá-lo enquanto estava voltando da Tailândia. Botei na minha cabeça que a próxima seria para a Índia. E foi.
Muitos roteiros, muitos países, muitas cidades, e finalmente a decisão. Sim, eu realmente iria concretizar este sonho.
Mas junto vieram muitas indecisões, para onde ir? Para o norte? Sul? Deserto? Praia? Montanha? Eu queria ir para todos os lugares, e sabia que seria impossível. Então resolvi que, para a primeira vez em solo indiano, eu teria que conhecer o Taj Mahal. E foi aí que decidi começar a Índia pelo Rajastão.
Roteiro:
CIDADES | DIAS |
NOVA DELI | 2 |
AGRA | 2 |
JAIPUR | 3 |
PUSHKAR | 1 |
JAISALMER | 3 |
JODHPUR | 2 |
MUMBAI | 2 |
PRIMEIRO DIA
Chegamos às 6 da manhã, largamos as coisas no hotel e já saímos para conhecer. Conhecemos o Red Fort e Spice Market. À noite fomos ao Akshardham ver o show das águas.
SEGUNDO DIA
Como a maioria das atrações são fechadas nas segundas-feiras, aproveitamos para passear no Connaught Place, lugar cheio de lojinhas, restaurantes e muito mais. Ficamos por lá até de noite.
TERCEIRO DIA
Acordamos, tomamos café e partimos para Agra. Era o dia de conhecermos o Agra Fort. Se gasta metade de um dia neste forte rico em história e beleza. No fim do dia fomos para um parque atrás do Taj Mahal para apreciarmos o por do sol.
AGRA: O QUE FAZER, ONDE E QUANTOS DIAS FICAR
QUARTO DIA
Este dia era um dos mais esperados. Ver o nascer do sol no Taj Mahal. Eram 6 horas da manhã e já estávamos entrando. Super recomendo ir de manhã cedo. Menos gente, menos quente e o Taj Mahal fica espetacular. Passamos quase a manhã inteira por lá. Depois partimos para Jaipur.
Fomos para o hotel largar as tralhas e saímos para conhecer a Pink City. Fomos no impressionante Jantar Mantar: conjunto de 19 instrumentos astronômicos arquitetônicos situados no coração de Jaipur. Eu sou apaixonada por essas coisas, por isso fiz questão de conhecer.
JAIPUR: O QUE FAZER, ONDE E QUANTOS DIAS FICAR
QUINTO DIA
Logo depois do café da manhã fizemos check out e seguimos para Pushkar. Chegamos logo depois do almoço, subimos no teleférico da cidade (muito linda a vista do topo) e passamos o dia caminhando pela cidade. A cidade é pequena e muito sagrada para eles. Gostei bastante de Pushkar.
PUSHKAR: O QUE FAZER, ONDE E QUANTOS DIAS FICAR
SEXTO DIA
Voltamos para Jaipur à tarde e conhecemos mais a cidade. Nos perdemos, tomamos o famoso e delicioso Lassi e no fim da tarde fomos para o Monkey Temple. O lugar é lindo de mais e o por do sol nem se fala!
SÉTIMO DIA
Neste dia acordamos mais tranquilos sem muita pressa. Fizemos o check out e fomos para o Amber Fort, um dos Mais bonitos! Cheio de passagens, túneis e uma arquitetura fantástica. Algumas horas foram gastas por lá. Depois era hora de se despedir de Jaipur. Fomos para a estação de trem e de lá partimos para Jaisalmer (12 horas de viagem!!).
JAISALMER: O QUE FAZER, ONDE E QUANTOS DIAS FICAR
OITAVO DIA
Chegamos de manhã bem cedinho e já fomos conhecer. Foi amor à primeira vista. De longe foi o lugar que eu mais amei (e quase que tiro do roteiro por causa da distância). Conhecemos o forte da cidade. E depois relaxamos no nosso hotel de 2 dólares!
NONO DIA
Relaxamos no hotel até a hora de irmos para a nossa aventura no deserto. As 14 saímos do hotel e fomos ao encontro dos camelos, que nos levaram para o meio do deserto de Thar (os camelos são super bem tratados, porém hoje em dia iria preferir ir de jeep, sou contra ao turismo com animais).
DÉCIMO DIA
Acordar no deserto realmente foi uma das melhores experiências da vida!! Tomamos nosso café da manhã, montamos nos nossos camelos e voltamos para o hotel. Lá ficamos até a hora de Pegar o outro trem. Em direção a Jodhpur. Fiquei triste em ter que sair de Jaisalmer. Com certeza eu voltarei.
DESERTO DE THAR: COMO FOI DORMIR NO DESERTO NA ÍNDIA
DÉCIMO PRIMEIRO DIA
Mais uma vez chegamos bem cedo e já saímos para conhecer a cidade. Pegamos um tuk tuk e fomos até o Umaid Bhawan Palace, que é uma atração bem famosa e que vale muito a pena conhecer! É uma das maiores residências do mundo! Lá tem um museu sensacional!!
JODHPUR: O QUE FAZER, ONDE E QUANTOS DIAS FICAR
DÉCIMO SEGUNDO DIA
De manhã cedinho fomos ao Mehrangarh Fort! Acredito que esse foi o forte mais irado que conhecemos por lá. Recomendo que façam o tour com áudio!
A tarde pegamos nosso vôo para Mumbai.
Andamos um pouco pela cidade gigante! E fechamos o dia com o por do sol na beira da praia!
DÉCIMO TERCEIRO DIA
De manhã pegamos o metrô para conhecer outros lugares da cidade, assistimos um jogo de críquete de adolescentes, andamos de ônibus e dancei zumba em um shopping por lá (kkkk mico total) e voltamos só a noite para o hotel, podres!
MUMBAI: O QUE FAZER, ONDE E QUANTOS DIAS FICAR
DÉCIMO QUARTO DIA
Levantamos cedo para irmos até a Praia dar um tchau para esta cidade que adorei e voltarei com certeza!!! Almoçamos, passeamos um pouco mais e depois fomos para o aeroporto para seguirmos viagem. Aqui foi a nossa despedida da Índia!
HOSPEDAGENS:
Nova Déli: Hotel Sunstar Heritage
Agra: Taj Haveli Agra
Jaipur: Suryaa Villa
Pushkar: o de Pushkar não vou colocar aqui, porque realmente não recomendo. Foi o pior hotem em que ficamos.
Jaisalmer: The Wanderlust Guesthouse
Jodhpur: Kings Retreat Jodhpur
Mumbai: Bentleys Hotel
Deslocamentos:
Bangkok – Nova Déli: Como chegamos na Ásia por Bangkok,compramos a passagem para Nova Déli pelo Skyscanner por 120 dólares só ida. A viagem durou 4 horas com a AirAsia (companhia low cost da Ásia).
Nova Déli – Agra – Pushkar – Jaipur: Esses trechos fomos de carro, contratamos um motorista que ficou conosco durante o tempo todo. Temos quase certeza de que caímos no golpe dos trens lotados e aí essa foi a nossa opção. Foi bem mais caro do que a gente estava esperando, mas foi bem válido. Conhecemos vários lugares que, com certeza, não teríamos conhecido se tivéssemos ido de trem ou ônibus.
Jaipur – Jaisalmer – Jodhpur: Pegamos o trem noturno nesses trechos de Jaipur até Jaisalmer (12 horas) e de Jaisalmer até Jodhpur (8 horas). E super recomendo essa viagem. Fomos de terceira classe com ar condicionado (9 camas) e achei muito legal viajar com as famílias locais. Só uma coisa: cuide da sua bagagem, não deixe ela sozinha. Eles podem roubar coisas de dentro dela ou até colocar surpresas indesejáveis, como drogas por exemplo.
Jodhpur – Mumbai: Como Mumbai fica bem longe do Rajastão e não tínhamos muito tempo, fomos de avião até Mumbai. Fomos com a cia aérea Jetstar e durou duas horas no máximo.
Instagram: @pegadasdeumaviagem
Achei que o roteiro ficou ótimo, parece muito corrido, mas deu pra aproveitar bem os lugares. O que eu mudaria seria os dias em Jaipur. Diminuiria um dia de lá e acrescentaria em Pushkar. Eu amei muito toda a experiência que vivemos por lá! As pessoas que nos receberam tão bem em todos os lugares! Eu amei a Índia é já quero voltar!!!