Antígua, antiga capital da Guatemala, que foi atingida por vários terremotos e acabou tendo todas suas construções modificadas por conta dos tremores, foi o meu destino preferido dessa viagem. Me encantou de diversas maneiras e é sobre ela que vou falar aqui.
Aproveita e me segue no @pegadasdeumaviagem para acompanhar todas as viagens em tempo real. Esta viagem pela Guatemala está toda completa nos destaques.
Neste artigo você vai ler:
- Sobre Antígua
- Como chegar?
- Onde ficar?
- O que fazer em Antígua?
- Onde comer?
- Como se locomover?
- Quanto tempo ficar?
- Dicas importantes
Sobre Antígua
Fundada em 1543, Antígua é uma das cidades mais antigas do continente americano e também é uma das cidades mais bonitas da América Central.
Situada a 1.545 metros de altitude, a cidade é Patrimônio Mundial da UNESCO desde a década de 70 por conta de suas construções e importância no período colonial. Todas as construções são baixas e coloridas.
Os vulcões que cercam a cidade também dão a Antígua uma beleza indescritível, por onde você anda, o Vulcão Água te acompanha.
Com tudo isso fica muito fácil se encantar por Antígua e é por isso que ela é a porta de entrada para o país. No meu caso ela foi a chave de ouro, já que deixei para curtir a cidade por último.
Como chegar
O aeroporto mais perto de Antígua é o Aeroporto Internacional La Aurora na Cidade da Guatemala, que fica a 40km de distância.
Para chegar até Antígua você pode ir de Chicken Bus (aqueles ônibus americanos coloridos típicos da América Central) que é super barato ou você pode ir de shuttle bus (van com ar condicionado) que é um pouco mais caro.
Outra opção seria ir de táxi ou de uber. O Uber saindo do aeroporto até a cidade de Antígua sai em torno de USD 50.
Onde ficar
Em Antígua o que não falta são hospedagens charmosas para ficar. Tem para todos os gostos e para todos os bolsos.
Eu recomendo fortemente o Barbara’s Boutique Hostel. Apesar de ser um hostel, eles oferecem quartos privativos super aconchegantes com espaços lindos e ainda um terraço com vista para o vulcão.
CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O BARBARA’S BOUTIQUE HOSTEL
O que fazer em Antígua
- Arco Santa Catalina (gratuito)
O Arco Santa Catalina é o ponto turístico principal de Antígua. É gratuito, está bem no centro da cidade e a vista dele com o Vulcão Água ao fundo é espetacular.
Declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o Arco pertencia às freiras reclusas de Santa Catalina Virgen y Mártir. Porém após os terremotos de Santa Marta em 1773 a estrutura ficou abandonada.
O arco foi reformado na década de 1890, quando foi construído sobre ele uma torre de relógio, se tornando um dos monumentos mais reconhecidos de Antígua.
- Cerro de La Cruz (gratuito)
O Cerro de La Cruz é imperdível, já que tem uma vista privilegiada tanto de Antígua como também do Vulcão Água. E se você der sorte de o céu estar limpo, você consegue avistar o Vulcão Acatenango e o Fuego e suas erupções.
Para chegar é possível de ir a pé e também de carro. A escadaria não é longa e não é cansativo. O cerro de la Cruz abre das 7h da manhã até as 18h.
Dizem que o por do sol de lá é maravilhoso.
- Ruínas do Convento La Recolección (GTQ 40)
As Ruínas do Convento La Recolección foi uma das sedes mais importantes da Ordem dos Padres Recoletos e suas origens remontam ao ano de 1865.
Sua construção começou em 1701 e durou 16 anos para ser concluída. Porém logo depois de sua inauguração dois terremotos atingiram a cidade da Guatemala. O segundo deles, o Terremoto de Santa Marta, deixou o convento em ruínas em 1773.
É muito interessante a visita no Convento La Recolección, é uma mistura de caos com paz, já que o local é super silencioso. Vale a visita.
- Mercado Municipal de Antígua (gratuito)
Os mercados a céu aberto são uma das minhas paixões quando viajo, e em Antígua, óbvio que eu teria que visitar.
O Mercado Municipal de Antígua acontece todos os dias e lá você encontra de tudo! Mas de tudo mesmo. Vá com calma para curtir e observar as pessoas no seu dia a dia.
Aproveite para comer comidas típicas e provar frutas ou legumes temperados no saquinho. Uma delícia.
Ali também tem o Mercado de Artesanías, onde você pode comprar as lembrancinhas da sua viagem.
- Plaza Central (gratuito)
A Praça Central de Antígua é muito charmosa, com um chafariz bem no centro e ao redor bancos, lojinhas, restaurantes e museus. É na Plaza Central que rolam várias feiras e músicas tradicionais.
No final da tarde é muito gostoso sentar em um dos bancos e observar as pessoas passando.
- Trekking Vulcão Acatenango (pago)
Antígua é a principal cidade para quem vai fazer o trekking do Vulcão Acatenango e o Fuego. Toda essa experiência sobre a subida do vulcão eu conto neste artigo aqui.
É aqui que você tem a experiência de subir em um vulcão ativo e sentir de perto essa emoção.
- Vulcão Pacaya (pago)
Para quem não quer fazer o Vulcão Acatenango, tem uma opção mais tranquila: o Vulcão Pacaya, onde você vê de perto a lava e também come smores (marshmellows assados) ou pizza de uma forma bem inusitada: assados na lava do vulcão.
Esse passeio não consegui fazer, mas está na minha lista para a próxima vez que eu for.
- MUNAG – Museu Nacional de Arte de Guatemala (gratuito)
Caminhando a noite pelas ruas de Antígua, vi que este museu ainda estava aberto, decidi entrar e que bela surpresa. Confesso que não sou muito fã de museus, mas esse foi lindamente interessante.
O museu, que está localizado nas instalações do Palácio Real dos Capitães Generais, contém acervos das Eras Contemporânea, Moderna, Republicana, colonial e pré-hispânica.
O que mais me emocionou foi ver várias peças achadas nos sítios arqueológicos de Tikal, já que eu tinha visitado o parque alguns dias antes.
O MUNAG me surpreendeu bastante, recomendo muito a visita!
Onde comer?
Opções não vão faltar e tem opções para todo mundo. Já adianto aqui que Antígua tem MUITAS opções para veganos (eu não sou, mas goatei de vários restaurantes veganos). Vou citar os que fui e gostei:
- La Bruja: vegano
- Caoba Farms: fazenda com produtos e alimentos todos produzidos lá. Vegano
- La Rosona: cafeteria
- Mercado Municipal de Antígua: comidas típicas e muitas frutas.
Como se locomover em Antígua?
A boa notícia é que Antígua é uma cidade muito tranquila, daquelas que se pode fazer tudo a pé. E eu recomendo, porque andando é uma das melhores forma de se conhecer uma cidade.
Antígua é toda linda, a cada esquina você vai querer tirar fotos, parar em um café charmoso ou tomar um drink nos rooftops com vista para o vulcão.
Então caminhe bastante e explore a cidade. Não há a necessidade de se pegar Uber nem tuktuk, a não ser que você queira ter essa experiência. Até mesmo nos lugares mais distantes vale a pena ir caminhando.
Quanto tempo ficar?
Antígua é um lugar que você vai querer ficar mais tempo, eu garanto. Eu fiquei muito feliz com a minha escolha de ter chegado um dia antes. Me encantei demais pela cidade.
Recomendo no mínimo 5 dias, principalmente se você quiser fazer os Vulcões Acatenango e o Pacaya.
Dicas importantes:
- Assim como faz calor durante o dia, a noite pode fazer um pouco de frio, então não esqueça de levar um agasalho;
- Leve adaptadores de tomada, lá é aquela de dois pinos achatados;
- Antígua é uma cidade segura, mas mulheres viajando sozinhas é sempre bom estar alerta. Não me senti insegura em nenhum momento, mas também não andei por Antígua tarde da noite;
- Antígua tem muitas baladas, principalmente de salsa. Muito lugares oferecem aulas antes da festa começar;
Antígua foi meu lugar favorito da Guatemala depois do topo do vulcão, espero voltar em breve!!
Até a próxima!
ESTÁ PENSANDO EM IR PARA A GUATEMALA, VEJA TAMBÉM: