Trilha Costeira de Zimbros em Bombinhas

Bombinhas é um destino muito popular aqui do litoral catarinense. As praias são simplesmente lindas, com água bem clarinha e uma atmosfera sem igual.

Mas além das praias, também tem várias opções fora da água para quem gosta de se aventurar em trilhas.

Meu último dia de folga, aproveitei para conhecer duas das trilhas que estavam na minha lista. A primeira delas foi a Trilha Costeira de Zimbros, que como o nome já diz, fica na praia de Zimbros.

Aproveita e me segue lá no insta @pegadasdeumaviagem que posto todas as minhas viagens e aventuras em tempo real.

Trilha Costeira de Zimbros

SOBRE A TRILHA

A trilha fica no Parque Municipal Costeira de Zimbros, tem 8km ida e volta e é uma caminhada que vai beirando a praia, apesar de não podermos ir enxergando a água. No meio do caminho passa por várias praias lindas que são: Praia do Cardoso, Praia da Lagoa, Praia Triste e Praia Vermelha). A trilha continua depois da Praia Vermelha, mas nós não fomos.

O bom é que elas são bem desertas ainda, comparadas com as outras de Bombinhas, perfeito para quem gosta de mais tranquilidade. Em uma delas a praia era só nossa!

E além disso, a trilha também conta com uma cachoeira bem gostosa de se conhecer. Importante: em alguns momentos da trilha tem bifurcações, siga sempre pela esquerda!

COMO CHEGAR NA TRILHA

Chegando em Bombinhas é só ir seguindo as placas de orientação até a praia de Zimbros. A trilha começa bem no final da praia.

Fomos perguntando sobre a trilha quando chegamos em Zimbros e o pessoal foi nos ajudando. Não vi nenhuma placa orientando a localização do Parque.

Praia do Cardoso

Essa é a primeira parada da Trilha e nem foi preciso andar muito. Do nada demos de cara com esse lugar lindo e vazio. Essa é a praia com a faixa de areia mais curta do percurso. Nessa praia não chegamos a entrar no mar, só tiramos fotos mesmo.

Praia da Lagoa

Este trecho foi um pouquinho mais longo, mas bem tranquilo. Praia linda e deserta mais uma vez. Ficamos um tempão curtindo o mar. A praia era só nossa, coisa rara aqui no verão de SC.

Praia Triste

Da Praia da Lagoa até a Praia Triste o percurso é bem mais longo e tem alguns trechos mais difíceis. Muita terra batida e buracos. Mas não desanime, porque vale muito a pena.

Essa foi a nossa última parada, porque o nosso foco era a cachoeira, então essa foi a nossa última parada das praias. O mar estava perfeito pra mergulhar, ficamos um tempinho na volta da cachoeira! Pra mim, foi a praia mais bonita do percurso.

Cachoeira Triste

Bem no meio da Praia Triste fica a entrada da trilha para a cachoeira. Colocaram algumas pedras juntas para indicar o local de início. Da praia até a cachoeira, dá mais ou menos uns 20 minutos de caminhada. Foi o trecho mais bonito na minha opinião.

Tem algumas subidas e descidas e é preciso ter cuidado para não escorregar. No momento em que a trilha faz uma curva de 90º a esquerda, você deve entrar A DIREITA. A descida para a cachoeira é bem íngreme e mesmo tendo cordas para ajudar é preciso atenção, por isso fique com as mãos livres.

A cachoeira não é tão grande, mas é bem bonita e tem uma vibe muito gostosa. Quando chegamos tinha muita gente, mas depois foram indo embora e ficou super tranquilo.

Cachoeira Triste

Praia Vermelha

Como falei antes, nós não chegamos a ir até essa praia. Mas fica a dica de que esse é o trecho mais longo e mais pesado. E é lá que mora o Sr. Osnildo, o defensor da Praia Vermelha. Um senhor muito simpático e que, segundo recomendações, vale muito a pena conhecê-lo.

COMO CHEGAR EM BOMBINHAS

Para quem vem de fora é só seguir na BR 101, dobre na entrada de Porto Belo e siga as placas de orientação.

Pedágio

Para quem não sabe, para entrar em Bombinhas é preciso pagar pedágio. Mas isso é só na temporada, que vai de Dezembro até o carnaval. O detalhe é que não é muito bem sinalizado e as pessoas podem passar direto.

Na placa de Bem Vindo a Bombinhas, tem lugares para estacionar e é lá que você paga o pedágio. Vlae a pena pagar na hora do que chegar uma surpresinha depois né.

Valores:

• R$ 4,00: Motocicleta, motoneta e triciclo.
  • R$ 33,00: Carros
  • R$ 49,50: Caminhonetes e furgões
  • R$ 66,00: Veículos de excursão (van)e micro-ônibus
  • R$ 99,00: Caminhões
  • R$ 165,00: Ônibus

Dicas importantes:

• É uma trilha de nível moderado
  • Vá de tênis
  • Leve repelente
  • Leve bastante água
  • Leve lanche
  • Não esqueça o boné, óculos escuros e protetor solar
Trilha Costeira de Zimbros

Bom é isso viajantes e aventureiros, gostaram das dicas? Santa Catarina é um estado lindo demais que estou amando conhecer aos pouquinhos.

Até a próxima e quem tiver dúvidas é só deixar aqui nos comentários ou me chamar la no insta! Fui!

2 thoughts on “Trilha Costeira de Zimbros em Bombinhas

1. RENATO MEDEIROS says:

Ótimas dicas sobre a trilha.
    Fizemos ela hoje de manhã e eu só lembrava do seu aviso: na bifurcação, sempre a esquerda!

Sobre o pedágio: não é necessário efetuar o pagamento da taxa, por se tratar de um pedágio municipal, o que é proibido por lei.

Eles tentam dizer que é obrigatório, mas não é necessário!

1. Dani says:

Oieee!! ahh que máximo que você foi!! É lindo lá ne!!!
      Sempre importante esses avisos das bifurcações para não se perder!
      É sério isso do pedágio?? Chocada. Todas as vezes que fui acabei pagando, mas bom saber disso!!