Como é fazer a Rota das Emoções no nordeste brasileiro

Já imaginou fazer uma roadtrip por lugares únicos e paradisíacos e ainda conhecer três estados diferentes? Pois hoje vou falar sobre uma viagem que te leva a conhecer paisagens alucinantes e a ter experiências únicas na vida. E o melhor: tudo aqui no nosso Brasilzão.

Aproveita e segue o @pegadasdeumaviagem no Instagram para acompanhar todas as viagens em tempo real. Essa viagem está completa nos destaques “Rota das Emoções”.

Por do sol em Jeri, Ceará

Nesta viagem tive o prazer de ir como anfitriã da Woman Trip, uma agência de viagens exclusiva para mulheres. Elas tem roteiros incríveis tanto nacionais quanto internacionais para quem viajar, mas não tem companhia. Foi uma experiência incrível e conheci mulheres maravilhosas nessa viagem. Usando o cupom PEGADAS você ganha R$150 de desconto em qualquer pacote da agência.

O QUE É A ROTA DAS EMOÇÕES

A Rota das Emoções é um roteiro no nordeste brasileiro, que percorre 500km com visuais deslumbrantes e envolvimento com a cultura local dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.

Lençóis Maranhenses, Maranhão

Essa roadtrip por um dos roteiros mais bonitos do nosso país é uma experiência única. A Rota das Emoções passa por três unidades de conservação: começamos pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, passamos pela Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba e terminamos no Parque Nacional de Jericoacoara. É uma viagem linda que todos devem fazer.

LENÇÓIS MARANHENSES

DIA 1: A nossa aventura começou em São Luís do Maranhão, de onde saímos em direção a Barreirinhas, nosso ponto de apoio por duas noites. Foram 4 horas de viagem, super tranquila e confortável.

Logo após o almoço já saímos para a nosso primeiro contato com os Lençóis Maranhenses, um dos lugares mais lindos do mundo, na minha opinião.

Lençóis Maranhenses, Maranhão

Neste dia fomo de jardineira (uma 4×4) até o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, uma viagem que levou em torno de 1 hora. Atravessamos o Rio Preguiças. Chegando lá nem sei dizer a emoção de estar vendo ao vivo o que eu tanto via pela tv e pela internet. Realmente é espetacular.

Aproveitamos muito as lagoas e presenciamos um por do sol inesquecível.

Voltamos para Barreirinhas, jantamos e fomos dormir.

Lençóis Maranhenses, Maranhão

DIA 2: Após o café da manhã, fomos de lancha até o povoado de Vassouras, um dos muitos pontos onde as dunas dos Pequenos Lençóis encontram o Rio Preguiças. A segunda parada foi o Farol do Mandacaru, que depois de 360 degraus a vista incrível impressiona. Eu amei esse povoado, ficaria alguns dias por lá sem sombra de dúvidas.

Atins, Maranhão

Depois foi hora de irmos para Atins, para almoçarmos e conhecermos mais dos Grandes Lençóis. Preciso falar aqui que Atins foi o povoado que mais amei, bem mais rústico, todo de areia. Esse dia conseguiu ser mais incrível ainda! Impossível não se encantar com a beleza desse lugar único.

Lençóis Maranhenses, Maranhão

Terminamos nosso dia em Barreirinhas, jantamos no centrinho e voltamos para nossa pousada para continuarmos viagem no outro dia de manhã cedinho.

DELTA DO PARNAÍBA

O Delta do Parnaíba fica bem na divisa dos estados do Maranhão e Piauí. Ele é considerado o único delta existente das Américas e também é tido como uma das mais belas paisagens do mundo!

Delta do Parnaíba, Piauí

DIA 3: Essa travessia entre os dois estados fizemos por barco, contornando os labirintos de ilhas do delta e observando a natureza e sua grandiosidade.

No meio do caminho conhecemos as dunas da Baía do Caju, que eu nem sabia que existia! relaxamos um pouco por lá até a hora do por do sol. E que momento! Enquanto sol se punha, pudemos ver a majestosa revoada dos guarás. Milhares de guarás vermelho neon voando se recolhendo ao entardecer. É emocionante demais!

Vão preparados para passar praticamente o dia todo embarcado, o barco não é muito grande, mas também não balança. Eu não sou parâmetro, porque sou difícil de enjoar em barco, mas na dúvida, é bom tomar um remédio contra enjoo.

Delta do Parnaíba, Piauí

Esta noite dormimos em Parnaíba, uma cidade que e encantou bastante. Uma pena não ter tido muito tempo para conhecer. Preciso voltar.

JERICOACOARA

DIA 4: A viagem de Parnaíba no Piauí até Jericoacoara levou em torno de 4 horas e chegamos já visitando o lado oeste de Jeri. Eu amo viajar de carro e passar por cidades que jamais pensei que passaria. Ver as pessoas na frente das suas casas de manhã cedo, começando o dia, não sei expressar exatamente o que eu sinto, só sei dizer que a vontade de parar e tomar um cafezinho com elas foi grande!

Jericoacoara, Ceará

O Almoço foi na Lagoa de Tatajuba, onde comemos um peixinho fresco e relaxamos nas redes na água. Realmente uma paz. Após o almoço fomos direto para o Mangue Seco, onde provamos algumas bebidas, tiramos fotos (a famosa foto de cabeça para baixo é lá) e vimos alguns artesanatos.

Mangue seco, Jeri

Finalmente chegamos na Vila de Jericoacoara, pagamos a taxa (que agora mudou para R$91) e fomos para a nossa linda hospedagem Vila Jeri. Fiquei impressionada com essa pousada, charmosérrima!!!! Largamos as coisas no quarto e fomos direto ver o por do sol! E que por do sol!

Lagoa do Paraíso, Jericoacoara

DIA 5: No segundo dia visitamos a parte leste de Jeri. Visitamos a Lagoa do Paraíso, um lugar maravilhoso para relaxar com águas cristalinas. Logo depois fomos no famoso Buraco Azul, uma lagoa artificial que, por conta da retirada de areia para a construção de uma rodovia, chuvas e pela quantidade de calcário, hoje em dia é um lugar para banho, com uma água de cor azul turquesa que impressiona.

Buraco Azul, Jericoacoara

Após o almoço começamos a nossa volta para a vila e passamos pela árvore da preguiça, uma árvore meio deitada e que é muito famosa em Jeri. Também passamos pela praia do Preá, com muitos kites no mar. Para finalizar o dia vimos mais um por do sol, jantamos e voltamos para a pousada.

Jericoacoara, Ceará

DIA 6: Esse dia foi um dia livre e decidimos ir conhecer a Lagoa Azul, um lugar simplesmente incrível com a água que parece as Maldivas que nunca fui. Na minha opinião, foi o lugar mais lindo! E o bom pe que também não estava tão cheio.

O que chama a atenção lá, além da água cristalina, são as redes e bancos dentro da água. A lagoa Azul conta com uma ótima infraestrutura, com restaurante, banheiros e até um parque aquático para as crianças. A entrada custa R$ 40 e para chegar lá é preciso ter um carro 4×4 ou ir de buggy, que foi o que fizemos, além de pegar um barquinho.

Lagoa Azul, Jericoacoara

DIA 7: Nossa última manhã em Jeri e eu resolvi acordar bem cedo para conhecer a praia da Malhada, é uma caminhada leve de 1,7km com uma vista muito bonita! É um ótimo jeito de terminar sua viagem. Outra opção também é tirar essa manhã para ver o nascer do sol fazendo caiaque havaiano, minhas amigas fizeram e amaram!!

E aí foi hora de voltar para Fortaleza para pegar o voo de volta para casa.

Praia da Malhada, Jericoacoara

O que levar na mala?

A Rota das Emoções é um daqueles lugares em que arrumar a mala é muito fácil, porque é um destino de calor e em nenhum momento é preciso usar tênis nem nada em especial.

Essa é uma viagem tranquila para fazer somente com a mala de mão, até porque passamos praticamente os dia todo de biquíni e canga/saída de praia.

Farol Preguiças, Mandacaru

O que levar? muitos biquínis/maiôs/bermudas/sungas (tudo bem colorido para contrastar nas fotos); cagas e toalhas (daquelas que secam rápido); shorts jeans e/ou de academia; blusinhas, camisetas; vestidos; 2 camisas; mochila para os passeios; boné/chapéu; óculos escuros; protetor solar e labial; hidratante; produtos de higiene pessoal; chinelo e remédios.

Mais informações sobre a Rota das Emoções

• MELHOR ÉPOCA: de maio a setembro, que é quando o período de chuva cessa e as lagoas dos Lençóis estão cheias.
  • QUANTOS DIAS: você vai precisar de, no mínimo, 10 dias para esta viagem, já que a rota passa 3 estados e 14 municípios.
  • DESLOCAMENTOS: durante a viagem dormimos em 5 lugares diferentes: São Luís (MA) 1 noite, Barreirinhas (MA) 2 noites, Parnaíba (PI) 1 noite, Jericoacoara (CE) 3 noites e Fortaleza (CE) 1 noite.
  • POR ONDE COMEÇAR A ROTA: você pode começar tanto por São luís do Maranhão (que foi por onde começamos), quanto por Fortaleza. Começamos por São Luís e terminamos por Fortaleza.
  • IR POR CONTA PRÓPRIA OU COM AGÊNCIA: você pode fazer por conta própria, mas vá sabendo que alguns passeios são em lugares mais isolados e sem sinal de internet. Caso você seja mulher e queira uma agência de confiança, recomendo muito a Woman Trip.

A Rota das Emoções é uma viagem maravilhosa, que passa por lugares deslumbrantes do nosso país. É uma aventura que todos devem fazer aqui no Brasil. Eu fiquei encantada com todos os lugares em que passei durante o percurso!! Espero que tenham gostado e adicionado a Rota das Emoções na lista de vocês.