Minha gente, o lugar de onde vou falar hoje foi um dos lugares mais lindos que já fui aqui em Santa Catarina sem sombra de dúvidas!
Além de ser incrivelmente lindo, é simplesmente de uma paz indescritível. Nos destaques do @pegadasdeumaviagem tem muitas imagens lindas de lá, aproveita e já segue para acompanhar tudo em tempo real!!

Um local bem escondido aqui em Santa Catarina, rodeado por uma cadeia de montanhas, algumas em formato de pirâmides, é o que dá ao lugar um ar de magia e mistério. Muita gente chama de Vale das Pirâmides Sagradas, apesar de não ser esse o nome certo.
Elas fazem parte do Parque Estadual da Serra Furada e do Parque Nacional de São Joaquim.
Há algumas lendas na região sobre as pirâmides, mas vou deixar para os donos da pousada contarem quando vocês forem.
Como ele fica entre Grão Pará e Urubici, a paisagem é simplesmente surreal, até porque a pousada fica bem no pé das montanhas, nos dando aquela sensação de sermos tão pequeninos perante a natureza. Já falei que sou viciada nessa sensação né.

Na região são muitas as opções de trilhas e cachoeiras. Dentro da propriedade ficam duas delas: uma trilha curta de uns 40 min até uma linda cachoeira.
E a outra é a subida até o mirante no topo da serra (dizem que é linda demais, mas também muito difícil). Ela tem cerca de 4,5km de subida e garante uma das visões mais lindas de Santa Catarina.



Pousada das Pirâmides Sagradas
A Pousada das Pirâmides Sagradas é um charme a parte no meio das montanhas, você pode escolher ficar nos quartos ou acampar, com uma boa estrutura. Eu acabei ficando nos quartos, mas já quero voltar para acampar.
Eles servem café da manhã e a noite às vezes tem churrasco. A cozinha é compartilhada e você pode levar a sua própria comida. A pousada dispõe de uma vendinha com bebidas (água, refrigerante, cervejas e vinhos) e alguns beliscos.

Durante o dia todo você vai estar em contato com a natureza e com os bichinhos do lugar. São muitas galinhas, cavalos, cachorros (que parecem ursos polares) e muitos pássaros.
E o melhor, você também pode levar o seu pet, eu levei o Buddy e foi lindo de ver ele no meio das montanhas solto.

Muita gente acaba indo para passar o dia por lá (tem que pagar uma taxa), mas eu recomendo muito que você vá passar dois ou três dias para ter uma imersão com o lugar. Até porque a noite lá é incrível, o céu fica tão estrelado que arrepia.
E de preferência, durante a semana. Fomos no sábado e ficamos até terça feira, o que nos permitiu pegar a pousada praticamente vazia.


COMO CHEGAR
O Vale das Pirâmides fica município de Grão Pará, na microrregião de Tubarão. De Porto Alegre são 404km de distância, de Florianópolis 215km, de Balneário Camboriú 274km e de Curitiba 494km.
Para chegar na pousada, você vai ter que pegar 25km de uma estrada de chão com muitas pedras, que dependendo de como estiver o dia, pode ser um pouco mais desafiador.

Um dos lugares mais indos que já fui aqui, eu me desconectei tanto, que foi difícil voltar. Como o wifi deles só pega em lugares específicos, somos obrigados a largar o telefone, e eu não sei vocês, mas vira e mexe eu sinto que preciso de algo assim.


Quem for pra lá, por causa das minhas dicas me manda um direct lá no insta e me marque nas fotos que vou amar!!
Espero que tenham gostado dessa dica, eu sei que fiquei um pouco sumida daqui, mas voltei!!
Até a próxima!
Olá, as montanhas do parque não se chamam “pirâmides sagradas”.
Oiee tudo bem? Sim eu sei, inclusive eu menciono isso no artigo. Falo também sobre a pousada que leva esse nome. Mas obrigada por me avisar 🙂
Olá, nos conte então o nome correto!
Oieee, está bem explicadinho no artigo 🙂
Parabéns pelo artigo e pelas breves explicações q considerei muito boas.
As fotos também são bem bacanas e realistas.
Minha ex foi neste fds e ficou na pousada, mas choveu os dois dias, inclusive foi registrada uma das maiores precipitações em 48 h dos últimos anos, mas segundo ela, foi bem legal.
Abraço
Obrigada 🙂 Eu também peguei chuva lá e confesso que deixou tudo mais místico kkkkkk o problema é que foi muita chuva que ela pegou ne, mas que bom que ela gostou.
Que show!
As trilhas são autoguiadas e bem sinalizadas? Essa de 4,5km vc tem mais informações? Obrigado!
Oie Guilherme, a da cachoeira é sim, e é bem tranquila. Mas a de 4,5km recomendo entrar em contato com a Pousada das Pitâmides para ter certeza (48) 99836-5911, porque essa infelizmente não fiz.
Oie!
Para chegar no lago do vale das pirâmides sagradas tem que ir por essa pousada, ou o acesso é outro ?
Oieee, pelo que eu vi no google maps até uma parte é o mesmo caminho. Depois, na bifurcação o vale é para a direita. Eu nunca fui para lá, mas deve ser lindo demais!
Oie! Pra chegar na pousada vindo de Grão Pará é preciso subir alguma serra? Esse trajeto de 25km é muito íngreme? Uma vez precisei subir a serra do Corvo e fiquei traumatizada hehe obrigada
Oiee boa noite. Para chegar em Grão Pará é preciso subir a serra. é perto de Urubici. Mas é tranquilo, fui com um Mobi e consegui chegar direitinho.
Oi, adorei seu artigo e tô planejando ir visitar só as pirâmides sagradas, ou seja, o parque. Vi no Google que só abre no domingo e segunda. Vc pode me dizer se o acesso é tranquilo? Tem morro e seria quantos kilometros de estrada de chão? Meu carro é um Up 1.0 e o bichinho apanha pra subir morro. hehehe
Oie Sandra tudo bem? Na verdade este lugar em particular que estou falando é uma pousada que fica bem no pé das montanhas, e ela funciona todos os dias. Para acessar as trilhas é preciso entrar no terreno desta pousada. O acesso até a pousada é por estrada de chão e não tem morro, meu Mobi deu conta. Já para as trilhas, a da cachoeira é rápida, uns 20 minutos de caminhada. Porém a trilha do mirante leva mais de 2h e é subida sem parar, é preciso ter um pouco mais de condicionamento físico. Espero ter ajudado.
Valeu!!!!! O artigo transmitiu um pouquinho da energia do lugar…
Oieee! Ahhh obrigadaaaa, fico feliz que consegui passar um pouco do que é esse paraíso!