Você tem apenas um dia para conhecer a capital maranhense e não sabe o que fazer? São Luís é a porta de entrada para quem vai para os Lençóis Maranhenses e merece a visita. Um dia eu sei que é muito pouco para conhecer a cidade que fica em uma ilha, mas fica aqui que vou te ajudar nesse roteiro breve.
Aproveita e segue o @pegadasdeumaviagem no Instagram para acompanhar todas as viagens em tempo real. Você pode ver esta viagem completa no destaque “São Luís”.
São Luís do Maranhão
São Luís está localizada em uma ilha e é carinhosamente conhecida como ilha do amor. Foi fundada em 1612 pelos franceses, mas o estilo arquitetônico da cidade é lembrança dos portugueses.
A capital maranhense é riquíssima em diversidade cultural, que se mistura com muitas belezas naturais e uma gastronomia incomparável. O que não falta é lugar para conhecer em São Luís, por isso vou dividir meu pequeno roteiro de um dia com vocês.
MANHÃ
Caminhada Praia do Calhau
Comece seu dia com um belo café da manhã e depois vá dar uma caminhada na orla da Praia do Calhau. Passei também pela Praia Olho D´água. Foi uma caminhada gostosa que terminou com uma refrescante água de coco e um banho de mar delicioso.
Tire a manhã para aproveitar as praias que puder, porque a tarde entra bastante vento.
TARDE
Centro Histórico
O Centro Histórico de São Luís é encantador, com seus casarões coloridos, museus, ruas de paralelepípedo e ainda todo enfeitado da festa de São João (fui em agosto). Ele é Patrimônio Mundial pela UNESCO, além de ser cartão postal da capital maranhense.
É bom chegar cedo para poder curtir tudo o que o centro histórico oferece. Uma das coisas que eu queria muito ter feito, mas não consegui, foi fazer um Free Walking Tour com guia. Quem puder fazer, recomendo muito! Porque tem muita coisa para aprender!
Para quem gosta de museus, lá você vai ter muitas opções como o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Museu do Reggae e o Museu da Gastronomia Maranhense.
Lá também é onde fica o famoso Mercado das Tulhas, um dos mais antigos e simbólicos de São Luís. Lá você encontra produtos artesanais, ervas medicinais, especiarias e produtos essenciais na gastronomia maranhense, como a famosa cachaça “tiquira”, feita a partir da mandioca.
Nos finais de semana não é recomendado visitar o Centro Histórico, já que tudo estará fechado e vazio.
Almoço Flor de Vinagreira
Já que você está no Centro Histórico, aproveite para almoçar no Flor de Vinagreira, um restaurante super bonitinho com comida deliciosa. É um pouco caro, mas vale a pena experimentar os pratos tradicionais.
O meu pedido foi o arroz de cuxá com camarões empanados de cream cheese e mussarela.
Por do sol Palácio dos Leões
Para o por do sol eu tinha algumas opções, mas como eu já estava no Centro Histórico, aproveitei para assistir o espetáculo do Palácio dos Leões. E acertei em cheio! Foi lindo demais!!
O Palácio dos Leões é a sede do governo do estado e você pode ir a pé tranquilamente. Ele é uma antiga fortaleza com estilo colonial, herança dos franceses. Se você tiver tempo, é possível fazer uma visitação guiada gratuitamente. Parece ser lindíssimo lá dentro.
Depois do por do sol, aproveite para dar mais uma caminhada pelo centro a noite. Tudo fica super colorido e iluminado, e alguns barzinhos tem musica ao vivo.
NOITE
Jantar na Avenida Litorânea
Para jantar, recomendo os restaurantes na beira da Praia do Calhau. Com música ao vivo e comida boa e barata, você termina seu dia com chave de ouro! Não deixe de provar a cerveja Magnífica, autentica do Maranhão. A matéria prima dela é a mandioca.
Infelizmente um dia foi muito pouco, mas foi o que consegui fazer. São Luís me surpreendeu muito e pretendo voltar com certeza!!
Se tiver mais dicas do que fazer por lá, deixe aqui embaixo nos comentários!!
Até a próxima!