Jaipur, conhecida também como Pink City (Cidade Rosa), é uma cidade que abriga bazares, palácios suntuosos e locais históricos. A tradição mais uma vez se mistura com a modernidade, camelos e motos lutam por um espaço e idosos com turbantes contrastam com a juventude de jeans.
A capital do estado do Rajastão normalmente é a primeira parada de quem está viajando pelo estado depois de visitar o Taj Mahal.
A área mais antiga da cidade de Jaipur conta com o City Palace, um observatório astronômico e bazares.

O QUE FAZER EM JAIPUR
AMBER FORT (atração paga)
A fortaleza foi erguida em 1592 sob as ruínas de um velho forte do século XI e foi uma cidadela chamada Kachanawaha até 1727, quando a capital passou a Jaipur.
O forte fica a uns 11km do centro de Jaipur, o que é pertinho e tem vários passeios que saem dos hotéis.
Só uma dica: POR FAVOR, NÃO VÁ ATÉ O TOPO DO FORTE DE ELEFANTE. ELES SÃO MALTRATADOS E SUAS PATINHAS QUEIMAM COM O CALOR. Existem várias opções para se subir ao forte, jipes, tuktuks, e eles te esperam lá em cima, é só combinar com os motoristas.
Aberto das 08:00 às 18:00 todos os dias.
Para mais informações CLIQUE AQUI



HAWA MAHAL (atração paga)
O Hawa Mahal (Também conhecido como Palácio dos Ventos) é um dos monumentos mais famosos da cidade de Jaipur e foi construído em 1799 pelo Marajá Sawai Pratap Singh.
A finalidade do Hawa Mahal era que as damas da corte do soberano pudessem ver o mundo através das janelas, já que não podiam ser vistas por ninguém. Era dali que elas observavam o movimento da cidade: festas, procissões, o dia a dia. Isso dava uma pequena liberdade.
As janelas do palácio possibilitam também que o local seja bem arejado, sendo um passeio bem gostoso para quem está em Jaipur no verão de 45 graus.
Aberto das 9:30 às 16:30 todos os dias.
Para mais informações CLIQUE AQUI

JANTAR MANTAR (atração paga)
Patrimônio Mundial da UNESCO, O Jantar Mantar ( que significa Instrumentos que medem a harmonia dos céus) é um dos observatórios, construídos por Sawai Jai Singh II, que está mais bem preservado.
Ele foi construído entre 1728 e 1734 e possui 16 instrumentos que, na época, serviam para o estudo do espaço e do tempo. Alguns deles ainda são usados para prever a possível data da chegada do verão e o nível de calor que vai fazer, a duração e intensidade das monções e a possibilidade de inundações e de escassez de comida.
Entre os instrumentos estão alguns que determinavam posições de estrelas e planetas, e alguns relógios de sol.
Eu achei bem legal, porque amo essas coisas! Para quem gosta, é diversão na certa!
Ele fica bem pertinho do City Palace e do Hawa Mahal.
•Horário: das 09:00 às 17:00 todos os dias.
Para mais informações CLIQUE AQUI

JAL MAHAL
Construído por Madho Singh I em meados do século 18, Jal Mahal (Palácio da Água) foi inspirado no Lake Palace de Udaipur, onde o rei passou sua infância.
Infelizmente não é possível (para um mero viajante) visitar o palácio. Hoje em dia ele é um ultra mega restaurante. Mas ele é perfeito para ver um incrível por do sol.
Ele fica a 4km de Jaipur, no caminho para o Amber Fort, perfeito para combinar as duas visitas no mesmo dia.
GALTA JI ou MONKEY TEMPLE
O Templo Galtaji é um enorme complexo de templos Hindus. O que faz deste único é que ele é rodeado de sete tanques sagrados alimentados por nascentes naturais (e com poderes curativos). Por isso é muito visitado por peregrinos que vão limpar seus pecados.
Ele também é conhecido como Monkey Temple pela quantidade de macacos no lugar. Eu sei que é Ásia, e na Ásia tem muitos macacos, mas ali a concentração é beeeem grande.
Ele fica localizado a uns 10km de Jaipur e você pode ir de táxi (+- 650 Rupees / 10 USD) ou de auto riquixá (+- 250 Rupees / 4USD).
Entrada: gratuita, mas é esperado uma doação de até 50 Rupees / 0,80c e caso você leve câmera, também é esperado uma doação de até 100 Rupees / 2 USD.
Vá mais para o fim do dia para ver o por do sol lindo sob uma vista linda da cidade de Jaipur.


ONDE FICAR
O hotel que ficamos foi o Suryaa Villa – A City Centre Hotel. Ele não fica muito bem localizado, mas achei bem limpo, o pessoal nos tratou super bem, café da manhã ok e tinha piscina.
Uma área que também ouvi falar que é um ótimo lugar para ficar é a Bani Park, lá tem vários hotéis para todos os bolsos e é mais bem localizado.
COMO CHEGAR
Trem é o meio de transporte mais utilizado. É mais barato e mais tranquilo. Eles saem de Várias cidades como Nova Deli, Agra, Jodhpur entre outras.
Também é possível ir de carro ou ônibus.
QUANTOS DIAS FICAR
Jaipur é a capital do Rajastão e ela é imensa. Uns dois dias no mínimo é interessante para ficar na cidade.
Essas foram as dicas de Jaipur. Ela é uma cidade bem grande, mas ou você ama ou você odeia. Eu amei e gostaria de ter ficado mais.
Instagram: @pegadasdeumaviagem