Viagens longas de avião podem ser um grande desafio para quem não gosta de estar dentro de um avião por muito tempo, por isso saber escolher bem a companhia aérea para a sua viagem faz sim toda a diferença. Portanto eu resolvi começar a trazer aqui as minhas experiências de voo com vocês. E vou começar com a última que fiz: a Ethiopian Airlines.

Essa foi a minha segunda vez viajando com eles e as experiências não foram muito diferentes, a não ser uma conexão a mais lá em 2016.
Aproveita e segue o @pegadasdeumaviagem lá no Instagram para acompanhar tudo em tempo real e não perder nenhuma dica.
NESTE ARTIGO VOCÊ VAI ENCONTRAR:
- ETHIOPIAN AIRLINES
- IDA: EMBARQUE EM GUARULHOS, SÃO PAULO
- 1° TRECHO: SÃO PAULO – ADDIS ABEBA
- CONEXÃO EM ADDIS ABEBA BOLE (ADD)
- 2º TRECHO: ADDIS ABEBA – BANGKOK
- VOLTA: EMBARQUE EM BANGKOK, TAILÂNDIA
- 1º TRECHO: BANGKOK – ADDIS ABEBA
- 2º TRECHO: ADDIS ABEBA – SÃO PAULO
- AFINAL, VALE A PENA VOAR DE ETHIOPIAN AIRLINES PARA A TAILÂNDIA?
ETHIOPIAN AIRLINES
A Ethiopian Airlines começou suas operações em 1946 e conecta a África ao mundo a partir de seu hub em Adis Abeba, operando voos para 142 destinos, incluindo 70 cidades africanas. Com uma ampla malha aérea e frequências diárias, é a companhia que mais voa dentro do continente africano.
IDA: EMBARQUE EM GUARULHOS, SÃO PAULO
A Ethiopian Airlines opera voos do Brasil para a Etiópia geralmente durante a madrugada, então esteja preparado para embarcar após a meia noite. Lembre-se de chegar ao aeroporto com pelo menos 3 horas de antecedência.
O check-in em São Paulo é tranquilo e ocorre no TERMINAL 2 do Aeroporto de Guarulhos. Se você não tiver bagagem para despachar, pode fazer o check-in online, assim você não precisa pegar aquela fila enorme, normalmente a fila para o check in online é separada. Você precisa passar pelo guichê, pois é necessário ter a passagem impressa, eles não aceitam QR Code digital.

Uma dica útil: baixe o aplicativo da Ethiopian Airlines com uma ou duas semanas de antecedência para escolher seu assento gratuitamente. Isso me ajudou bastante, já que eu queria um assento no corredor. Além disso, pelo app, você também pode selecionar o tipo de refeição para o voo, garantindo mais conforto na sua viagem.
1° TRECHO: SÃO PAULO – ADDIS ABEBA
Como eu cheguei cedo em São Paulo, aproveitei para passar pelo freeshop e depois fui para a sala vip do Smiles e fiquei lá até a hora do embarque. O aeroporto a noite é bem mais tranquilo, então não tinha muita gente nem na sala vip, nem na sala de embarque. O embarque começou as 00:32 e o voo saiu no horário certo.
A aeronave da viagem era um Boing 787-800, não era tão nova assim, mas pelo menos estava organizada (em 2017 não tive a mesma sorte). Fui recepcionada pela comissária de bordo super simpática e vestida tradicionalmente, me acomodei bem no meu assento (no corredor) e aguardei. Os assentos da aeronave eram 3-3-3 (três assentos do lado direito, três no meio e três no lado esquerdo). Cada assento possui tela com entretenimento (filmes, séries, músicas e jogos), reclinam um pouco, não posso dizer que são espaçosas, mas já peguei voos piores. Fones são distribuídos, assim como travesseiros, cobertores, máscara de dormir, meias, pasta e escova de dentes.

Uma coisa que queria mencionar aqui é que, nesta aeronave, o ar condicionado era central, ou seja, não tínhamos a opção individual, o que me incomodou um pouco, pois durante a viagem deu uma bela esquentada.
Como falei anteriormente o voo saiu sem atrasos e logo após a decolagem, a refeição foi servida. Como eu tinha escolhido antes pelo app da Ethiopian uma refeição sem lactose, me arrependi na hora em que vi a minha comida: um frango seco, arroz seco, pão e uma sobremesa. Não consegui comer (ainda bem que eu não estava com fome). Adormeci logo depois. Por último, a janta foi servida: um macarrão com carne DELICIOSO! Ela errou a minha comida e me deu a normal. Só sei que nunca mais mudo minha refeição.

Durante o voo assisti o filme Twister, joguei uns joguinhos e consegui dormir mais do que normalmente eu faço (me forcei a descansar). O café da manhã foi servido e veio omelete, pão, frutas e café. Estava bem gostoso.
A viagem de São Paulo até Addis Ababa durou em torno de 12h e cheguei no continente africano às 20:00 no horário de lá.
CONEXÃO EM ADDIS ABEBA BOLE (ADD)
O aeroporto de Addis Abeba estava muito diferente de quando estive lá pela primeira vez. Bem maior, bem mais bonito e bem mais fresquinho. Em 2017 tinham muitos containers e não me recordo de ter ar condicionado.
Como eu tive 4h de conexão, aproveitei para ir para o Plaza Premium Lounge para conhecer. Até porque no aeroporto mesmo não tem muitas opções confortáveis, fora que as tomadas não estavam funcionando para carregar o telefone.

O Plaza Premium Lounge é bem pequeno, mas tinha tudo o que eu precisava: banheiro limpo, comida boa, bebidas (não alcoólicas), poltronas confortáveis, tomadas e wifi bom.
Na hora do embarque para Bangkok, que acontece na parte inferior do aeroporto, eu levei um choque com a quantidade de gente. Sério, eu não tenho ideia de quantas pessoas estavam lá, mas parecia um estádio de futebol. Mas pelo menos o embarque e o voo aconteceram no horário certo.
2º TRECHO: ADDIS ABEBA – BANGKOK
O segundo trecho da viagem foi em uma aeronave bem melhor, voamos em um Boeing 787-900, bem mais espaçosa e nova. Fui novamente recepcionada com simpatia e desta vez escolhi o assento na janela, já que eu iria chegar em Bangkok durante o dia. Os assentos novamente estavam organizados em 3-3-3 e, não sei se foi minha impressão, mas achei mais espaçosos do que os do outro voo. As janelas não eram de abaixar, mas sim de escurecer, era só ir apertando o botãozinho que ficava tudo escuro. Bem mais moderno. Novamente todos os assentos possuíam tela de entretenimento com os mesmos programas do outro voo e ofereceram as mesmas coisas.
Já nesta aeronave o ar condicionado, além do central, tinha a opção individual, o que deixou o voo bem mais confortável. Afinal, ninguém merece passar calor dentro de um avião.

Durante este voo foram servidos: jantar, e café da manhã. Praticamente a mesma coisa do voo anterior. No jantar eu pedi o frango com arroz (com molho) e estava muito bom. No café da manhã pedi de novo o omelete. Olha, não tenho o que reclamar das refeições normais da Ethiopian, eu realmente gostei.
Neste trecho eu não consegui dormir tanto, já estava começando a ficar ansiosa para chegar. Acabei assistindo algumas séries e tomando cafezinho. Foi um voo muito tranquilo.
Pousamos em Bangkok às 12:45. A chegada em Bangkok foi super tranquila e eu deixo aqui o artigo: O QUE SABER ANTES DE IR PARA A TAILÂNDIA para você saber o que é necessário na entrada do país.
VOLTA: EMBARQUE EM BANGKOK
O embarque no Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi em Bangkok foi feito novamente a noite. Como meu voo estava marcado para à 1h da manhã, cheguei no aeroporto em torno das 20h30 (eu prefiro sempre chegar bem cedo do que me atrasar). O aeroporto de Bangkok é bem grande, mas não tanto a ponto de ter que correr para terminais diferentes como o de Guarulhos. Tudo ficar por ali perto.

Assim que cheguei, já fui para a fila do check in, que era bem perto da porta de entrada, e pasmem! Já tinha uma galera lá esperando. Mais uma vez eu falo aqui, se você não vai despachar mala, faça o check in online (abre 48h antes do voo).
Check in feito e voo no horário, hora de embarcar.
1° TRECHO: BANGKOK – ADDIS ABEBA
Novamente a aeronave era um Boeing 787-900, igual a ida para Bangkok, super moderno e confortável. Escolhi o assento do corredor por me sentir mais a vontade.
Como eu estava extremamente cansada, eu apenas comi o jantar, que foi servido logo após a decolagem, e adormeci. O cardápio do voo foi exatamente o mesmo dos da ida. Dormi quase até Addis Abeba, porque o voo foi bem silencioso e tranquilo.
2º TRECHO: ADDIS ABEBA – SÃO PAULO
O segundo voo da volta foi em um Boeing 787-800 mais antigo e menos confortável e foi um voo durante o durante o dia, o que significa um voo não tão silencioso. As pessoas ficam de pé conversando, bebendo, normalmente é mais agitado. Mas todas as vezes que voltei da Tailândia, o voo até São Paulo é durante o dia. Mais uma vez me sentei no corredor, mas dessa vez eu não consegui dormir por nada. Aproveitei para tomar um vinho e tentei assistir um filme, sem sucesso, porque eu estava sonolenta, mas não pegava no sono.
AFINAL, VALE A PENA VOAR DE ETHIOPIAN AIRLINES PARA A TAILÂNDIA?
PONTOS POSITIVOS:
PONTUALIDADE: uma das melhores coisas quando viajamos para longe é a pontualidade. Tanto na ida quanto na volta não teve nenhum atraso.
COMIDA: Uma coisa aqui que não tenho do que reclamar são as comidas, eu realmente gostei bastante, principalmente do macarrão com carne. Fora que durante o voo, se você ficar com fome pode pedir uns beliscos para comer.
PONTOS NEGATIVOS:
LIMPEZA: Esse é um ponto bem crítico para quando viajamos de avião certo? Infelizmente nas duas vezes em que saí de São Paulo para Addis Abeba não tive essa sorte. O avião estava sujo. Estava organizado, mas sujo.
CONFORTO: a econômica da Ethiopian Airlines não é aquele conforto. Como eu fui no corredor na maioria dos trechos, não senti tanto. Então a minha recomendação aqui é: escolha o assento no corredor.
Bom, eu achei a viagem com a Ethiopian Airlines muito tranquila, antes de viajar pela primeira vez com esta cia aérea, eu escutei milhares de coisas ruins sobre ela, então eu acabei indo com uma expectativa bem baixa, mas depois de ter a minha experiência eu não achei tão ruim assim. Claro que se você está acostumado a viajar com as melhores companhias, como Emirates, Qatar entre outras, talvez não vá ser a melhor coisa do mundo. Mas assim, eu realmente achei bem boa, até pelo custo benefício. Normalmente as passagens para a Tailândia pela Ethiopian tem as melhores tarifas. Então, na minha opinião vale a pena sim viajar com a Ethiopian Airlines.
E você, já viajou de Ethiopian Airlines? O que achou? Viajaria novamente? Me conta aqui a sua experiência!
Até a próxima!
ESTÁ PENSANDO EM IR PARA A TAILÂNDIA? VEJA TAMBÉM:
- COMO PLANEJAR SUA VIAGEM PARA A TAILÂNDIA
- COMO É VOAR COM A THAI AIRWAYS
- O QUE FAZER EM SUKHOTHAI
- COMO VISITAR O PARQUE HISTÓRICO DE SUKHOTHAI
- COMO ALUGAR UMA SCOOTER NA TAILÂNDIA
- GUIA COMPLETO DE BANGKOK
- KOH NANGN YUANG: UMA DAS ILHAS MAIS LINDAS DA TAILÂNDIA
- HONG ISLAND: COMO É UM DOS PASSEIOS MAIS BONITOS DA TAILÂNDIA
- TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR PARA KOH PHANGAN
- O QUE SABER ANTES DE IR PARA KOH PHI PHI