Como é o passeio da Selva na Amazônia

Você sempre sonhou em ir para o meio da Selva da Amazônia igual aos programas do Globo Repórter?

Então vem comigo que vou te contar como é por lá e te mostrar que é possível sim realizar esse sonho! Esse post já era para ter saído antes, mas não rolou. Então agora vai!

A viagem está toda salva lá no insta @pegadasdeumaviagem.

Assim que decidi que queria conhecer mais um pouco sobre o nosso Brasil, fui procurar os destinos. Muitas vezes apareceram lugares paradisíacos, praias lindas do nordeste (que ainda não conheço) ou praias lindas do Rio, do litoral de São Paulo, mas não era bem isso que eu estava querendo.

Amazônia
Amazônia

Até que me passou pela cabeça em conhecer o estado do Amazonas! Senti que era pra lá mesmo que eu queria ir!

Pesquisei um pouco e achei a agência que faz esse tour pela selva, a @iguanatour e já entrei em contato com eles e me joguei. Para quem não sabe eu fui sozinha, então se você é mulher e tem medo de ir pra lá continua aqui comigo!

O pacote que escolhi fazer foi o Alligator de 4 dias e 3 noites. Ele custou 730,00 com café da manhã, almoço e janta, acomodação compartilhada, passeios e transporte inclusos.

PRIMEIRO DIA:

Saímos de Manaus umas oito da manhã. O trajeto até Autazes pode ser longo para alguns, mas sinceramente eu amei a viagem até lá. Primeiro saímos da agência da Iguana tour de kombi e fomos até o porto.

Deu uns vinte minutinhos. Depois pegamos um barco até Careiro da Várzea. No meio do caminho paramos no encontro das águas para ver o encontro dos rios Negro e Solimões, o que eu achei interessantíssimo! 

Em Careiro da Várzea pegamos mais uma condução, em estrada de chão, até Autazes. No caminho conhecemos o motorista, muito gente boa e felizão. Não lembro o nome dele, porque não sou boa com nomes, mas foi muito legal conversar com ele.

Amazônia
Amazônia

Paramos para tomar um sorvete e ir ao banheiro e continuamos viagem. Chegando em Autazes pegamos mais uma lancha e fomos até a pousada.

Esse trajeto já me deixou de boca aberta. Era uma coisa que eu só via no Globo Repórter ou Fantástico sabe? Achei lindo! Toda essa viagem durou mais ou menos duas horas. Chegamos bem na hora do almoço.

Como chegamos para o almoço, só coloquei minha mochila na cama e fui comer. A comida era maravilhosa: pirarucu frito, arroz, feijão, macarrão, salada e farofa.

Amazônia

Dei uma descansadinha e já era hora de ir para a selva. Sim, meu primeiro dia lá e já fui dormir na rede kkkkkk

Passeamos de barco, uma paisagem sem explicação, paz total. Chegamos ao nosso local de dormir e o nosso guia Chitão já se preparou para ascender o fogo  e fazer a nossa janta. De barriga cheia achei que ia ter dificuldade para dormir na rede, mas não, capotei!

De madrugada acordei meio assustada com barulhos de panela caindo (pensa no cagaço!) e aí foi que escutei os macacos, eles fazem um barulho sinistro (lá no insta coloquei o barulho deles nos stories). Adormeci de novo.

SEGUNDO DIA:

Acordamos por volta das 5 horas da manhã, tomamos café da manhã (ovos cozidos, banana e café)e e partimos para conhecer a vida ribeirinha mais de perto. Fomos até a casa da mulher do Chitão e lá pudemos ver pé abacaxi, mangas, pica paus, a rotina da família e aproveitei para comprar uns artesanatos.

No meio do caminho para a pousada, vi pela primeira vez os botos! Meu Deus eles são lindos! Almoçei, descansei na beira do rio e fui para o passeio da tarde: canoagem e passeio de barco.

Café da manhã na selva

Nadamos no meio do rio e vimos o por do sol maravilhoso. A noite foi a vez de procurarmos os jacarés, mas o que mais gostei foi de estar no barco a noite! Que experiÊncia! Conseguimos capturar um jacaré da espécie Caiman Açú (bem pequenininho), pegamos ele na mão e depois devolvemos! Foi muito legal!

Voltamos para a pousada, jantamos (frango ao curry e arroz) e dormimos!

TERCEIRO DIA:

Mais uma vez acordamos as 5 da manhã , mas dessa vez fomos para o meio do rio ver o nascer do sol. Foi um espetáculo a parte!

Voltamos para a pousada, tomamos café da manhã e fomos aprender como se extrai borracha da seringueira, foi bem interessante! Depois disso voltamos para a pousada e aguardei o almoço tomando banho de rio.

Amazônia

Após o almoço me despedi do pessoal que estava voltando para Manaus e tive a oportunidade de acampar na selva mais uma vez.

Chegamos no acampamento, arrumamos as redes, jantamos e saímos para passear no rio a noite de novo (amei essa parte mesmo)! Vimos mais jacaré e voltamos para dormir.

Amazônia

QUARTO DIA:

O horário que acordei foi o mesmo dos outros dias. Mas não vou ficar com o pessoal que acampou e vou sair mais cedo para fazer a caminhada na selva (que não fiz ainda).

Mal voltei para o café da manhã e fomos para a nossa caminhada. Vimos cipó, árvores centenárias, árvore que libera ácido e pode ser usado como tratamento de conjuntivite,  outra que com o chá do pó dela previne ou cura a malária, usamos repelente natural de formiga.

Amazônia
Amazônia

Vimos também árvores de onde os índios tiravam troncos, lascas e espinhos para fazer dardos mortais e arcos e flechas. Comemos larva. Conhecemos a árvore da Ayahuasca e também uma cera de abelha que se faz fogo ou incenso.

Enfim, foi uma manhã muito interessante, ficaria um dia inteiro lá para saber mais. Depois dessa aula, voltamos para o almoço e o coração começou a aperta. A hora de voltar para a civilização estava chegando. Tomei meu banho e arrumei minhas coisas.

Me despedi do pessoal e voltei para Manaus.

DICAS IMPORTANTES:

  • Leve MUITO repelente. Os mosquitos lá atacam mesmo!
  • Leve calça jeans, como elas são mais grossas, evitam muitas picadas de mosquito.
  • No pacote só inclui água de bebida. Refrigerante e cerveja é a parte.
  • Vá preparado para aventura. Lá não pode ter frescura!
  • Lá tem zero conexão de internet, então esqueça redes sociais e se conecte com a natureza!

Essa foi a minha experiência na selva da Amazônia e eu voltaria com certeza! Se tiver qualquer dúvida é só deixar aqui nos comentários ou me chamar por direct.

Até a próxima!

SE ESTIVER PENSANDO EM IR PARA O AMAZONAS, VEJA TAMBÉM:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *