Com um dos pores do sol mais lindo que já vi, a cidade de Palmas é parada obrigatória para aqueles que vão para o Jalapão. Muitas pessoas optam por ficar apenas um dia na cidade, mas se eu fosse vocês, estenderia um pouco mais.
Aproveitem e sigam o @pegadasdeumaviagem para acompanharem todas as aventuras em tempo real, lembrando que essa viagem inteirinha está nos destaques.
Toda planejada, Palmas conta com várias praças, parques e muitas áreas verdes. Quer mais? Você olha para um lado e enxerga uma exuberante serra. Olha para o outro e você tem uma praia de água doce que embeleza ainda mais essa cidade que tanto me encantou!
Então vamos ao que interessa: o que fazer em Palmas!
Ilha Canela
Um passeio super gostoso é passar uma tarde na Ilha Canela e ver o por do sol de lá.
Para chegar nela é preciso pegar um barquinho na praia da Graciosa (no canto esquerdo). Leva uns 10 minutinhos para chegar e custa 40 reais ida e volta.
Chegando lá, ache uma mesinha com sombra e aproveite. A água é calma e agradável, perfeito para relaxar lendo um livro ou tomando um drink.
Não é permitido levar bebida nem comida de fora. Tem restaurante por lá, mas já vou avisando que é caro.
Na volta, aproveite a vista do continente, é muito lindo!
Por do Sol na Praia Graciosa
O por do sol na Praia da Graciosa é algo que você não pode deixar de fazer. O sol é gigante lá e deixa tudo alaranjado enquanto se põe.
Na orla tem vários restaurantes e bares para você se aconchegar e ver o espetáculo.
O mais famoso é o Dona Maria Beach, mas também é um dos mais caros.
Chambari Buchada do Tião
Vocês sabem o que é chambari? Chambari aqui no sul é conhecido como ossobuco, é o corte acima da canela e abaixo do joelho do boi, e é muito comum no Tocantins.
São vários os lugares que vendem o chambari em Palmas, mas fui neste que me recomendaram. E que eu recomendo agora para vocês.
O prato grande custa 18 reais e dá para duas pessoas tranquilamente. O chambari vem acompanhado de arroz, feijão, buchada e temperinho verde. Pedimos apenas o chambari, arroz e temperinho. Pensem em uma delícia! A carne se desmancha na boca.
Para chegar lá é só colocar o nome de lá no Uber ou 99 que já aparece o endereço.
Feira 304 Sul e Feira do Bosque
A feira 304 sul é uma feira que acontece todas as terças e sextas feiras a partis das 17h, e também aos sábados a partir das 7h. Aproveite para comer a paçoca de carne de sol no Rei da paçoca que é uma delícia.
Já a feira do Bosque, que acontece todos os domingos a partir das 16h, é perfeita para comer comida regional e comprar artesanatos de capim dourado, que inclusive é mais barato do que no Jalapão.
Eu gosto muito de conhecer onde os locais vão, por isso eu recomendo essas feiras. Se você é como eu, não deixe de ir.
Praia do Caju
A praia do Caju é outra opção de praia com águas calmas para se refrescar. Diferente da Ilha canela, a praia do Caju já é um pouco mais agitada.
São várias as opções de restaurantes com comida e bebida.
Fique atento na hora da volta, não conseguimos uber e tivemos que pedir carona. A dica é: combine com o motorista um horário para eles irem buscar vocês.
Praça dos Girassóis
A praça dos Girassóis é a maior da América Latina e a segunda maior praça urbana do mundo. Um ótimo passeio para se fazer ou final de tarde ou no início da manhã. Não faça como eu que fui quase meio dia e não aguentei de calor kkkkkk
Lá você encontra vários monumentos e obras de arte que contam a história do povo tocantinense e de todo o estado.
Soho Food Park
Para aqueles que querem comer uma pizza ou um sushi ou um hamburguer, o Soho Food Park é um lugar bem legal para ir a noite.
São várias opções de comida boa e bebida. Eu comi um hamburguer muito delícia!
Fora que o ambiente é muito legal, lembra Nova York que nunca fui!
Dá para tirar umas fotos bem legais e você pode comer dentro do Yellow Bus!
Fazenda Ecológica
Ahh com certeza o lugar mais fofo da vida! Para chegar até a fazenda você VAI precisar de carro.
Ela fica no distrito de Taquaruçu, há 30km da capital, mas eu garanto que você vai morrer de amores.
A fazenda conta com uma cachoeira de 50m de altura, fizemos a trilha com os melhores guias que poderíamos ter: labradores! Isso mesmo! Os guias são os labradores da fazenda!
Passamos uma tarde lá contemplando a natureza e nos refrescando na água congelante, porém, renovadora! Lembrando que para chegar no pé da cachoeira é preciso descer vários degraus.
Para entrar na fazenda pagamos 15 reais por pessoa. O lugar conta com restaurante e pousada.
Onde se hospedar em Palmas
Fiquei hospedada no Woman Trip Hostel Boutique, que como o nome já diz, é apenas para mulheres viajantes! Isso mesmo!
O hostel conta com piscinas, quartos limpíssimos, assim como os banheiros, também há quarto individual para as que não gostam de quarto compartilhado.
O café da manhã é um delícia com várias opções de comida e sucos.
A Dona Rose e suas filhas são super atenciosas e fazem as hóspedes se sentirem em casa.
Super bem localizado, um Uber do hostel até a praia da graciosa custa em torno de 7 reais.
É importante saber que:
O aplicativo Uber em Palmas dependendo do horário é muito difícil de conseguir. A partir das 8h muitos cancelam e a espera é longa. O aplicativo 99 funciona melhor, porém é mais caro. Fiquem atentos a isso quando estiverem a noite ou em algum lugar longe do centro.
Isso significa que tanto na chegada do aeroporto ou na ida para o mesmo, pode ser muito difícil de conseguir transporte. Vou deixar aqui o telefone do Wilker, que foi quem me levou ao aeroporto: (63) 98405 8414. É só combinar com ele.
Já foram para Palmas? O que acharam?
Até a próxima!!
Adorei as dicas. Estou indo em setembro para o Jalapão e vou ficar dois dias em Palmas.
Ahh que bom que você gostou! Palmas é uma cidade bem legal! Tem que conhecer.