Quem me segue no insta @pegadasdeumaviagem sabe o quanto eu amo trilhas e que sempre procuro uma para fazer quando viajo. Agora no Mato Grosso não foi diferente e conheci a Trilha do gavião Real. Mesmo com o calor que faz no verão, superei minhas expectativas e consegui completar o trajeto inteiro.
Um detalhe que achei muito interessante foi, na hora de fazer o registro no livro dos visitantes, notei que fazia um ano que ninguém de outro estado havia feito a trilha , eu era a primeira em um ano! Então vamos lá!
SOBRE A TRILHA
A Trilha do gavião Real é uma trilha de nível de dificuldade alta, com algumas partes de mata um pouco mais fechada e conta com dois mirantes: o Mirante das Cobras e o do gavião Real, além de uma cachoeira que vem bem a calhar durante a caminhada.
Dependendo da época em que você for fazer a trilha, o calor pode ser um fator que pesa bastante. Os melhores meses são entre junho a agosto.
A Trilha tem de ser feita com um guia, então é preciso agendar. No valor de 60,00 está incluso o guia e o café da manhã (e que café da manhã, melhor do que muitos hotéis! Teve frutas fresquinhas, omelete, pão de queijo, bolos, pães, frios e café). Vale super a pena!
Ficha Técnica:
- Extensão total da trilha: 7km
- Nível de dificuldade: alto
- Local: Fazenda Gavião Real, Cáceres – MT
- 60,00
COMO CHEGAR
O acesso é pela MT 343 e depois segue por uma estrada de chão. Para chegar até a Fazenda fui de carro. Normalmente é por meio de carona, onde o colega que vai de carro, compartilha a vaga disponível. Não tem transporte público que leve até lá.
DICAS IMPORTANTES:
- Levar de 2 a 3 litros de água por pessoa.
- Levar um lanche leve (frutas secas, castanhas, barrinha de cereal…).
- Ir de calça comprida e manga comprida.
- Levar chapéu ou boné.
- Passar protetor solar.
- Levar óculos escuros.
- Vá com um bom tênis ou bota de trilha ( solo pedregoso e acidentado).
- Levar sacolinha de lixo e trazer de volta todos o seu.
- Cuidado onde pisa ou coloca a mão, por causa de cobras e outros animais.
- Usar as perneiras como proteção.
- Expressamente proibido gritar durante o percurso da trilha, principalmente nos mirantes.
Mais uma trilha para a conta né!! E mais uma dica aventureira do Pegadas!
Até o próximo post!