Sentosa: significa paz e tranquilidade. Island: significa ilha. Junte essas duas coisas e você tem um mini paraíso em Singapura. A Sentosa Island é uma ilha resort cheia de atrações para todas as idades e mais de 20 milhões de pessoas por ano passam por lá.
No início da viagem a previsão de dias em Singapura era de apenas um, mas ainda bem que tudo deu “errado” e ficamos cinco!
Deu para conhecer bastante coisa por lá e, de quebra, passamos um dia inteirinho na Sentosa. Como tem muito o que fazer somente na ilha, fiz esse post para vocês terem uma noção de como é.
Já me segue lá no insta? @pegadasdeumaviagem
SOBRE A SENTOSA ISLAND
Apesar de hoje ser um lugar para relaxar e aproveitar a vida, a ilha já teve momentos não tão agradáveis. Isso porque durante a Segunda Guerra Mundial, a Sentosa Island serviu como base militar Britânica e também como prisão.
Tem um museu que conta toda essa história na ilha e é imperdível para quem gosta de história.
Deixando esse passado tenso para trás, hoje em dia a Sentosa conta com praias, dois campos de golfe, muitos resorts luxuosos (tanto é que é conhecida como ilha resort), o famoso Merlion e o tão querido e famoso Universal Studios.
COMO CHEGAR?
A Ilha Sentosa fica a mais ou menos uns 20 minutos de distância do centro de Singapura e as opções são várias para chegar lá, porém vou falar aqui apenas de duas: de bondinho e de transporte público. Mas você pode ir também de carro e taxi.
SENTOSA CABLE CAR: essa é a opção mais cara, porém a mais desejada. Isso porque você chega na ilha pelo alto e tem uma vista privilegiada. Inaugurado em 1974, foi o primeiro sistema de teleférico aéreo do mundo a travessar um porto.
A estação inicial é a localizada no Mount Faber, mas você pode também embarcar na próxima: a Harbour Front.
Para chegar nessas estações você deve pegar o metrô até a estação Harbour Front (linhas laranja e lilás), saia pela saída B e em 5 minutos caminhando você poderá embarcar no teleférico pela estação Jewel Cable Car Station.
Horário de funcionamento: das 8:45 as 22:00.
TRANSPORTE PÚBLICO: esse foi o jeito que fomos. Desde julho de 2019 uma nova (e única) linha de ônibus passou a ir para a Sentosa Island e deixar os passageiros lá dentro. É a linha 123.
Você pode pegar nas estações: Tiong Bahru, Orchard, Fort Canning e havelock Station. Lá dentro da ilha são três as estações que você pode descer: Resorts World Sentosa, Merlion Plaza e do outro lado da rua do Merlion Plaza.
Os passageiros que vão de ônibus até a Sentosa Island pagam somente a passagem do ônibus.
Os horários de saída da ilha são: De Segunda a sábado das 6:00 até 23:45. E domingos e feriados das 6:15 até 23:45. O valor depende da distância que você vai estar saindo.
O QUE FAZER NA SENTOSA ISLAND
Se tem uma coisa que não falta na ilha, são opções do que fazer. E pasmem: tem muita atração gratuita por lá.
PRAIAS
Quando eu postei sobre a Sentosa Island no insta, muita gente veio me dizer que nunca tinha ouvido falar em um lugar assim na Singapura. E eu entendo, afinal, a Singapura é um destino conhecido principalmente pelas construções super ultra tecnológicas.
Mas ela é muito mais que isso. Na Sentosa Island você pode também relaxar embaixo de um coqueiro de frente para o mar.
As três praias principais da Ilha Sentosa são: Siloso, Palawan e Tanjong. Em todas as praias tem chuveiros e banheiros públicos.
Siloso Beach: praia para quem gosta de atividades com muita aventura: lá tem bungee jump e tirolesa! Além de restaurantes, bares e beach clubs.
Pallawan Beach: um pouco mais calma do que a praia do Siloso, Pallawan é bem bonita com atração principalmente para quem está com criança (ou não). Como vocês podem ver na foto, dá para atravessar uma ponte e subir até um mirante pra ver a praia lá de cima (que é linda) e chegar ao ponto mais meridional da Ásia continental.
Tanjong Beach: essa é a praia para quem gosta de bons drinks ou de fazer esportes, pois tem várias redes de vôlei espalhadas, além do elegante Tanjong Beach Club, com mesas, driks e comida, além de uma piscina e muita música.
FORTE SILOSO E FORT SILOSO SKYWALK
Uma das outras opções gratuitas do que fazer na Sentosa Island é conhecer o Fort Siloso, o último Forte super bem preservado da Singapura, que foi utilizado na Segunda Guerra Mundial.
Dá para ver as construções, armas costeiras e túneis militares daquela época, além de um documentário em vídeo interativo. Sem contar que eles recriaram algumas cenas com bonecos de cera e sons que nos fazem ter uma pequena noção de como era tudo aquilo.
Alguns sons tão reais que nos arrepiam. Sinceramente? Foi o ponto alto pra mim!
O Fort Siloso Skywalk tem 181 metros de comprimento e 11 andares de altura, a vista é maravilhosa lá de cima e você pode subir tanto de elevador quanto de escada.
HORÁRIOS: das 9:00 as 19:00 todos os dias.
UNIVERSAL STUDIOS
O primeiro e único parque temático do Sudeste Asiático até agora, conta com 24 brinquedos, shows e muitas atrações! Nós não fomos, porque não queríamos gastar nem nosso tempo nem dinheiro em um parque. Mas para quem nunca foi e gosta muito, acho que deve valer a pena sim.
SENTOSA CRANE DANCE
Bom, essa foi uma das atrações mais linda que vi em Singapura, e é de graça! O show dos guindastes, ou Crane Dance. É um show de efeitos de luzes, água e som, enquanto dois guindastes gigantes se apaixonam! Só vá! E chegue com uns 20 minutinhos de antecedência para pegar um bom lugar!
HORÁRIO: todos os dias as 20h, duração de 10min.
COMO SE LOCOMOVER DENTRO DA ILHA
Uma vez dentro da Sentosa Island, é fácil se locomover. Na Beach Station, encontre as áreas de espera para os ônibus gratuitos que percorrem a costa pelas três praias.
Como o Beach Station está localizado bem no centro da ilha, haverá uma parada na direção de Siloso Point e outra na direção de Tanjong Beach.
Você também pode optar por andar pela ilha a pé ou alugar uma bicicleta, o que eu farei da próxima vez que voltar para a Singapura.
QUANTO CUSTA A SENTOSA ISLAND
Bom gente vamos lá então. Nós fomos duas vezes pala lá e nas duas vezes só pagamos o nosso ticket do ônibus, só isso. Para aqueles que vão de carro ou táxi, é preciso pagar o estacionamento, e o valor vai depender de quanto tempo você vai ficar lá.
Na ilha é possível fazer várias coisas gratuitamente como eu mostrei aqui, mas ao mesmo tempo é cheio de atrações pagas: Universal Studios, Bungee Jumping, iFly Singapore… e aí vai depender do que você vai querer fazer la dentro.
Com certeza eu quero voltar pra fazer muito mais por lá. Mas eu só digo uma coisa: apenas tire um dia e vá conhecer a Ilha Sentosa!
Espero que tenham gostado do post!
Até a próxima!
SE ESTIVER PENSANDO EM IR PARA A SINGAPURA, VEJA TAMBÉM: