Já se imaginou caminhando por dentro de uma escavação feita há mais de 10.000 anos por gigantescos animais pré-históricos? Pois é essa experiência fantástica e incrível que você terá ao visitar Morro Grande, um dos municípios que fazem parte dos caminhos dos cânions em Santa Catarina.
Aproveita e segue o @pegadasdeumaviagem no Instagram para acompanhar todas as aventuras em tempo real e não perder nada!
O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESTE ARTIGO
- GEOPARQUE CAMINHOS DOS CÂNIONS DO SUL
- SOBRE O MUNICÍPIO DE MORRO GRANDE
- COMO CHEGAR EM MORRO GRANDE?
- O QUE SÃO PALEOTOCAS?
- CACHOEIRA DO BIZUNGO
- COM QUEM FAZER OS PASSEIOS
Geoparque Caminhos Cânions do Sul
Os Geoparques Mundiais da UNESCO (UNESCO Global Geoparks) são áreas geográficas onde lugares e paisagens de importância geológica global são geridos de forma integrada, com foco na proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Eles promovem a conservação e o desenvolvimento sustentável, envolvendo as comunidades locais, e esse modelo tem ganhado popularidade.
Ao todo são 195 Geoparques Mundiais da UNESCO em 48 países e seis deles estão localizados aqui no Brasil: Araripe em Pernambuco, Seridó no Rio Grande do Norte, Caçapava e Quarta Colônia no Rio Grande do Sul, Uberaba em Minas Gerais e o Caminhos dos Cânions do Sul que ficam em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul abrange uma área de 2.830 km², estendendo-se pelos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e inclui sete municípios.
Município de Morro Grande
Morro Grande é um município com cerca de 3 mil habitantes, localizado no extremo sul de Santa Catarina, a aproximadamente 248km da capital, Florianópolis, 96km de Praia Grande e 273km de Porto Alegre. Sua colonização é predominantemente italiana, com as primeiras famílias chegando à região por volta de 1918. Desde então, Morro Grande preserva suas tradições culturais e históricas, refletindo a rica herança dos imigrantes italianos que ajudaram a moldar a cidade.
Como Chegar em Morro Grande
O melhor jeito para chegar em Morro Grande e aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer é alugar um carro, assim você terá toda a liberdade de ir e vir.
Para chegar em Morro Grande tanto de Floripa e Praia Grande é preciso pegar a BR101, e de Porto Alegre é pegando a Freeway e depois a BR101. A entrada é a mesma de Timbé do Sul e aí é só ir seguindo as placas para Morro Grande.
O que são paleotocas?
Paleotocas são estruturas cavadas por animais pré-históricos, mais precisamente por preguiças e tatus gigantes, da época da megafauna. Já são mais de 1000 estruturas cadastradas no Brasil e elas podem atingir 2 metros de altura e 4 metros de largura.
Este geossítio é formado por três estruturas subterrâneas próximas, com mais de 100 metros no total, sendo a maior paleotoca conhecida no Geoparque Cânions do Sul.
Tivemos a oportunidade de visitar algumas dessas escavações, e foi muito interessante! É possível ver as marcas das garras cravadas nas paredes dos túneis. Enquanto explorávamos, o guia Marcelo, da Cânyons do Sul nos contou mais sobre esse período pré-histórico. Foi, sem dúvida, uma experiência única.
Cachoeira do Bizungo
Após explorarmos as paleotocas, pegamos o carro e fomos conhecer a impressionante cachoeira do Bizungo com uma queda d’água de 100 metros de altura, entre rochas enormes de diferentes origens e idades geológicas.
A trilha para a cachoeira do Bizungo é de 3,4km ida e volta, dá em torno de 1h. É uma caminhada muito bonita, entre a mata selvagem e é bem tranquila. A cachoeira fica a a aproximadamente 14,2 km do centro da cidade de Morro Grande.
Por que o nome cachoeira do Bizungo? Alguns moradores (incluindo o nosso guia Marcelo) estavam fazendo rapel na cachoeira e deram de cara com um vespeiro (marimbondos) do tamanho de uma van!! E no dialeto Bergamasco marimbondo se chama Bizungo, e assim ficou o nome.
COM QUEM FAZER ESSES PASSEIOS
Para visitar as Paleotocas e a Cachoeira do Bizungo, fechei com a agência Cânyons do Sul e eu recomendo fortemente. A agência é séria, comprometida com a qualidade e segurança de todos os clientes. Além disso, os guias são extremamente atenciosos e queridos! Nesse dia, tive o prazer de fazer os passeios com o Marcelo e a Aline, que tornaram a experiência ainda mais especial.
Os dias que passei na região foram simplesmente incríveis. Sempre quis visitar e sabia que seria uma experiência única e maravilhosa, mas não imaginava que seria tanto assim! São muitas coisas para conhecer por lá e eu preciso voltar urgentemente!
Até a próxima!