O que saber antes de ir para a Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros é um dos lugares mais desejados e visitados no Brasil, e não é para pouco. Cachoeiras com águas douradas e cristalinas, o cerrado, a cultura, o calor, a comida boa e céu estrelado tudo em uma viagem só. E uma ida para lá ainda não é o suficiente para curtir tudo.

Mirante da Cascata dos Couros, Chapada dos Veadeiros

Aproveita e segue o @pegadasdeumaviagem para acompanhar todas as aventuras em tempo real. Esta viagem está completa nos destaques do feed.

Quando ir?

A melhor época são os meses de seca que vai de abril a julho, mas saiba que esses meses também as águas são mais congelantes.

Chapada dos Veadeiros, Goiás

É possível também de ir nos outros meses, mas é importante ressaltar que que de dezembro a março é época de chuva e muitas cachoeiras vão estar fechadas devido a possibilidade de trombas d’água.

Como chegar?

O aeroporto mais perto é o Aeroporto Internacional de Brasília, que fica a 230km de distância. De lá você tem a opção de ir ônibus a partir da rodoviária de Brasília ou ir de blabla car ou alugar um carro (a melhor opção).

Como eu fui sozinha, acabei indo de Blabla car e paguem R$ 60.

Complexo do Prata, Chapada dos Veadeiros

Aluguel de carro

Eu recomendo muito alugar um carro enquanto estiver pela Chapada dos Veadeiros. Não existe transporte público que leve até as cachoeiras e as distância de alguns lugares podem ser longas.

Se você vai em mais de uma pessoa, não hesite em alugar um carro!

Clique aqui para alugar o seu pela Chapada.

É necessário ter guia?

Dependendo dos lugares que você quer conhecer é necessário sim ter guia, como por exemplo a Cachoeira Santa Bárbara, Complexo Águas Lindas e do Canjica, Complexo Boqueirão.

Nosso guia Wellington no Complexo Boqueirão

Lembrando que o guia cobra um valor X, e se você está com mais pessoas, esse valor vai ser dividido entre vocês.

Algumas que não precisam de guia são a Cachoeira Loquinhas, Cascata dos Couros, Almécegas I e II.

Onde se hospedar?

Os três municípios estratégicos para quem vai para a Chapada são: Alto Paraíso, Cavalcante e São Jorge.

Clique aqui para achar a melhor acomodação na Chapada dos Veadeiros.

Alto Paraíso (223km) é o mais movimentado e o mais turístico dos três. Lá você encontra muitas opções de hospedagens (para todos os bolsos), muitos restaurantes, lojas e festas.

Alto Paraíso, Goiás

São Jorge (258km) uma vila ainda de chão de terra, com menos infraestrutura, algumas opções mais alternativas de hospedagens e sem muitas opções de restaurantes e bares. Porém lá você encontra hospedagens mais imersos na natureza.

Feirinha em Alto Paraíso, Goiás

Cavalcante (311km) é o município mais longe de Brasília, ainda não conta com muitas opções de hospedagens, muitas são super simples, mas é a cidade que fica mais perto das atrações como a Cachoeira Santa Bárbara e o Complexo do Canjica.

Quantos dias ficar?

Como a Chapada tem MUITA coisa para conhecer, recomendo, no mínimo, 3 dias. Eu fiquei 8 dias e não consegui conhecer nem a metade dos lugares.

Complexo Boqueirão, Tocantins

O que fazer?

O que fazer na Chapada é algo que precisa ser muito bem planejado, porque lá são muitas as opções do que visitar e tudo é muito lindo! Então pesquise bem as atrações, se elas são uma boa opção para a época em que você vai estar lá, distâncias e vá onde é sua prioridade.

Semana que vez vai sair um artigo de tudo o que visitei por lá a primeira vez que fui.

Cachoeira Almécegas I, Chapada dos Veadeiros

O que levar na mala?

Levem roupas leves e confortáveis de caminhada (shorts, tops, camisetas,…) mas também levem roupa para frio e, dependendo da época, levem capa de chuva. Fui em julho e a noite fez muito frio.

Não esqueçam da roupa de banho óbvio (muitos biquínis e maiôs, bermuda/sunga).

Complexo Águas Lindas, Tocantins

Tênis e chinelo também não podem faltar. Dependendo do lugar que vocês decidirem visitar, pode ter caminhada longa.

Uma mochila de ataque também é importante para vocês levarem, toalha, óculos de sol, chapéu/boné, protetor solar, protetor labial, repelente, remédios, garrafinha d’água…

Cachoeira Santa Bárbara, Cavalcante

É caro?

Como eu fui sozinha e fiz todos os lugares que eu queria fazer, para mim , saiu caro. Acabei gastando por dia em torno de R$ 320 (sem acomodação).

A passagem de Navegantes (SC) até Brasília fui de milhas.

Espero que eu tenha clareado um pouco a mente de vocês. Qualquer dúvida ou considerações a mais, deixem aqui nos comentários.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *