São Paulo é uma das minhas cidades favoritas para passear, e quem já esteve lá sabe como pode ser difícil escolher o que fazer, especialmente quando o tempo é curto. Tendo visitado a cidade várias vezes, quero ajudar você a montar um roteiro rápido, interessante e divertido para aproveitar ao máximo um dia na vibrante cidade de São Paulo.
Aproveita e segue o @pegadasdeumaviagem no Instagram para acompanhar todas as viagens em tempo real e não perder nada.
Vou compartilhar com vocês um roteiro que segui na minha última visita a São Paulo, durante o seminário da Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV). O evento foi incrível e, além do seminário, tive a oportunidade de explorar momentos e passeios lindos e interessantíssimos, que agora vou dividir com vocês.
MANHÃ
MUSEU DA IMIGRAÇÃO
Depois de tomar o seu café da manhã, seja no hotel ou em alguma padaria paulistana, vá conhecer o emocionante Museu da Imigração, um museu que guarda histórias de pessoas que chegaram ao nosso país através da Hospedaria do Brás.
Vocês, além de escutarem histórias emocionantes, podem também ter uma noção de como era naquela época através de vídeos e ambientes montados, como o refeitório e o dormitório, e também através de itens pessoais deixados lá para contar um pouco da história de cada um.
Lá também é possível fazer o passeio de Maria Fumaça que acontece todos os sábados e domingos, custa R$40 inteira, R$20 meia e crianças até 5 anos a entrada é gratuita. Para saber os horários do passeio de Maria Fumaça é só clicar aqui.
O museu conta ainda com um programa para aqueles que pretendem fazer árvores genealógicas e conhecer sua descendência.
A estrutura do museu é incrível! O lindo jardim tranquilo em meio a selva de pedra, nos faz sentir uma paz que nem parece que estamos em São Paulo, além de uma cafeteria deliciosa que fica lá dentro, que inclusive oferece um delicioso piquenique no gramado.
Outra coisa que achei muito lindo é o muro pintado pelo artista Kobra, chamado de “Janelas para o Mundo” onde 8 imigrantes e refugiados, de diferentes origens, estão retratados de frente para o Museu, como se estivessem olhando, com alegria, para a sua história.
Não deixem de visitar! É realmente muito legal aprendermos um pouco mais sobre a história da imigração no Brasil, que no fundo, é também a nossa história.
O Museu da Imigração funciona de terça a sábado das 9:00 às 18:00. Aos domingos das 10:00 às 18:00.
CLIQUE AQUI PARA COMPRAR SEU INGRESSO PARA O MUSEU DA IMIGRAÇÃO
EDIFÍCIO MARTINELLI
O Edifício Martinelli é uma imponente construção no meio do centro de São Paulo, é a paixão de muitos arquitetos, segundo meu primo Ricardo. Ele foi o primeiro Arranha Céu da América Latina e foi um marco do luxo em 1929.
Idealizado pelo conde Giuseppe Martinelli, o prédio com traços da arquitetura francesa, levou cerca de cinco anos para ser construído. O Edifício Martinelli tem uma história incrível que vai do luxo ao abandono (inclusive tem fama de mal assombrado), mas que felizmente, agora em 2024, no ano de seu centenário, reabre as portas para quem quiser visitar. O pessoal do Vai de Roteiro oferece uma visita guiada pelo prédio, que tem uma das vistas mais lindas da cidade de São Paulo.
Eu tive o privilégio de subir na cobertura e ficar de boca aberta com a vista. Além de ter escutado a história do edifício por quem viveu tudo isso. Por isso, sim, eu vou deixar vocês com gostinho de quero mais, para que vocês vejam com seus próprios olhos o Edifício Martinelli.
ALMOÇO CASA DE FRANCISCA
Aproveitando que você vai estar no centro, não deixe de ir almoçar no Casa de Francisca, um restaurante que te faz voltar no tempo. Localizado em um antigo casarão, no Palacete Tereza Toledo Lara, datada do século XX (Elis Regina, Elza Soares e Jamelão já passaram por lá), o Casa de Francisca é uma casa de show onde acontecem muitos eventos ao vivo e, melhora ainda mais com a gastronomia de alto padrão. Uma experiência única que merece ser vivida.
Além do restaurante, agora em 2024, o Casa de Francisca conta com um bar voltado para a rua e um cine-teatro no porão.
Não é um local barato, já aviso de antemão, mas eu sempre digo que experiências não tem valor. Então eu recomendo muito que vocês conheçam o ambiente, tenham essa vivência, pois realmente é única.
Clique aqui para ver a programação e o cardápio do Casa de Francisca.
TARDE
PASSEIO GUIADO CATEDRAL DA SÉ
Eu não sei vocês, mas eu amo ir na Catedral da Sé, já tinha ido algumas vezes, mas nunca tinha feito a visita guiada, e que grande surpresa. Recomendo a todos que façam esse tour.
A Catedral da Sé, com seus 111 metros de comprimento, 46 de largura, 65 de altura (até o cume da cúpula) e 100 metros de altura das duas torres na fachada, terminou de ser construída em 1954. Seu estilo gótico e sua imponência impressionam sempre.
Neste tour guiado pela catedral, aprendemos sobre a história, arquitetura, elementos, esculturas e símbolos presentes na construção. Pudemos visitar os sinos, no topo da catedral e também fomos até a cripta (capela subterrânea) onde abriga 30 câmeras mortuárias e que foi inaugurada 35 anos antes do restante da igreja.
BRUNCH NA CATEDRAL DA SÉ
Sim, isso mesmo, um brunch na Catedral da Sé. Esse programa, que está em alta em São Paulo, é uma ação social e cultural que apoia a Missão Belém, que ajuda irmãos em situação de vulnerabilidade.
O brunch acontece aos finais de semana e oferece vários lanches saborosos como quiches, pães de queijo, sanduíches veganos e docinhos, além de suco e espumante. Foi uma experiência muito gostosa que tivemos.
MAIOR RODA GIGANTE DA AMÉRICA LATINA
Para terminar esse dia com chave de ouro, nada como visitar a maior roda gigante da américa latina para ver o por do sol!
A Roda Rico tem 91 metros de altura, conta com 42 cabines climatizadas para oito pessoas, com visão 360 panorâmica, com wifi, iluminação e monitoramento por câmera. Ela está localizada no belíssimo Parque Cândido Portinari e tem uma das mais belas vistas de SP.
A volta completa dura em torno de 40 minutos e você mal sente ela andar, perfeito para quem tem medo de altura.
Quando eu fui, era final da manhã, mas recomendo muito ir no final da tarde, porque dizer que o por do sol de lá, é magnífico, só é preciso reservar com antecedência, pois é um horário muito requisitado. Eu quero MUITO ir no final da tarde lá.
Para saber as informações sobre valores e horários da Roda Rico é só clicar aqui.
Os passeios do Museu da Imigração e o Edifício Martinelli fazem parte do tour cultural do Vai de Roteiro, eles tem inúmeras opções de roteiros gratuitos por São Paulo.
Eu quero muito agradecer a Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo e à ABBV por proporcionarem essas experiências pela cidade.
Até a próxima!