Hong Island: como é um dos passeios mais bonitos da Tailândia

Sabe aqueles lugares que parecem ter saído de um sonho? Paredões de calcário cercados por um mar cristalino, águas em temperatura perfeita e você ali, simplesmente relaxando? Pois esse paraíso existe, e é exatamente sobre ele que vou falar hoje.

Hong Island, Tailândia

Já fiz esse passeio três vezes e, mesmo assim, ainda me surpreendo, então imagina para quem vai pela primeira vez! Hoje vou te contar tudo sobre um dos passeios mais incríveis da Tailândia: o tour para Hong Island.

Hong Island, Tailândia

Gostaria de destacar que, nesta última viagem à Tailândia, fui a trabalho com a WomanTrip, acompanhando dois grupos femininos para conhecer o país. Foi uma experiência incrível! Por isso, em relação aos valores, não consigo compartilhar aqui, já que foram negociados diretamente com a empresa. E também, porque cada empresa tem os seus valores e isso vai depender de qual tipo de tour você pretende escolher.

Aproveita e segue o @pegadasdeumaviagem no Instagram para acompanhar todas as viagens em tempo real e não perder nada!

A Ilha Hong, ou Koh Hong, é um pedacinho do paraíso no sul da Tailândia, na província de Krabi. Cercada pelo Mar de Andaman, ela encanta com sua água verde-esmeralda cristalina, falésias de calcário impressionantes e vistas incríveis da Baía de Phang Nga.

Como não dá para passar a noite por lá, a melhor forma de conhecer esse paraíso é em um passeio de um dia. Várias operadoras saem de lugares como Krabi e Ao Nang, garantindo um dia inesquecível nesse cenário de filme!

COMO É O TOUR PARA HONG ISLAND

SAÍDA DO HOTEL

A equipe do tour nos buscou na nossa hospedagem por volta das 8h30 e seguimos para o ponto de encontro, que ficava praticamente na beira da praia (nosso hotel nem era tão longe assim). Lá, assinamos alguns papéis, tomamos um cafezinho e logo embarcamos no nosso speedboat.

Antes de seguir para a primeira parada, fizemos uma rápida parada em Railay Beach para buscar mais pessoas hospedadas por lá. Esperamos cerca de 10 minutos e, aí sim, demos início ao passeio.

KOH LAOLADING

A primeira parada foi em Koh Laolading, e o lugar já impressiona logo de cara. Não é à toa que também é conhecido como Paradise Island (Ilha do Paraíso).

A ilha é cercada por imponentes formações rochosas que contrastam com o mar de tom esverdeado. O cenário é de uma tranquilidade incrível, com muita natureza, árvores e coqueiros espalhados pela praia.

Koh Laolading, Tailândia 2016
Koh Laolading, Tailândia 2024

Nas fotos que compartilhei, dá para perceber uma mudança: em 2016, os barcos podiam atracar diretamente na beira da praia, mas atualmente isso não é mais permitido. Agora, a entrada na ilha acontece pela parte de trás, deixando a praia mais livre para os banhistas. A ilha conta com banheiros e quiosque com água, refrigerante, água de coco e picolés.

Koh Laolading, Tailândia

Ficamos cerca de 1 hora por lá, e esse é um ótimo lugar para fazer snorkel e observar peixes quando a água está cristalina. No nosso caso, a visibilidade não estava tão boa, já que tinha chovido nos dias anteriores. Mas, mesmo sem snorkel, o visual desse paraíso compensa cada segundo!

ILHA PAK BIA (almoço)

Nossa segunda parada foi na ilha de Pak Bia, uma pequena ilha com uma faixa de areia que se conecta a uma formação rochosa. O lugar é perfeito para relaxar e fazer snorkel em águas tranquilas.

Ficamos cerca de 1h30min por lá. Assim que chegamos, a equipe do barco já começou a organizar o almoço. Eu não estava com muita fome, pois durante o trajeto ofereceram alguns petiscos (salgadinhos) no barco.

Koh Pak Bia, Tailândia

Depois de relaxar na praia, era hora de comer. O almoço foi servido no estilo buffet, com opções de frango, arroz, macarrão e um caldo de frango com curry, sendo possível escolher entre a versão apimentada ou não apimentada. A comida estava uma delícia e o melhor: dava para repetir!

Koh Pak Bia, Tailândia

Depois do almoço, ainda tivemos um tempinho extra para curtir o local antes de partirmos para a parada mais esperada do dia.

HONG ISLAND

Depois de cerca de 25 minutos, finalmente chegamos no paraíso. Eu tinha me esquecido de como esse lugar é absurdamente lindo, não sei nem por onde começar!

Hong Island, Tailândia
Hong Island, Tailândia

Atracamos em um píer flutuante de frente para uma floresta selvagem. Assim que pisamos em terra firme, tínhamos a opção de fazer uma mini trilha que percorre a rota de evacuação de tsunami. E é óbvio que fizemos! O trajeto é curto, bem legal e cheio de placas indicando as rotas de fuga. A ilha tem uma ótima infraestrutura.

Vista de cima do mirante

Antes de entrar no mar, resolvemos encarar a subida até o mirante (que lá em 2016 não existia ainda). A subida se dá por uma escada com 400 degraus, mas a vista lá de cima compensa cada gota de suor. Do topo, temos uma visão 360° do arquipélago, do Mar de Andaman e da Hong Island. É simplesmente de tirar o fôlego! Para quem quiser subir, minha dica é: faça isso assim que chegar na ilha, assim você evita a preguiça depois. Vá no seu ritmo e aproveite cada instante!

Subindo no mirante
Vista do mirante

Depois da descida, nada melhor do que um banho de mar para recuperar! A água transparente, a temperatura agradável e aquele visual incrível fizeram o momento ser perfeito.

Hong Island, Tailândia

Na hora de irmos embora, fomos surpreendidos por uma chuva forte e uma ventania literalmente do nada. Ainda bem que foi passageiro.

HONG LAGOON

Por último, visitamos a linda Hong Lagoon. O nome faz todo sentido: em tailandês, “Hong” significa “sala”, e essa lagoa realmente parece uma sala natural esculpida no meio da ilha.

Entrada Hong Lagoon, Tailândia

A Hong Lagoon é uma lagoa de água salgada, calma e cristalina, cercada por enormes paredões rochosos. A única entrada é uma passagem estreita e discreta, quase imperceptível para quem vê de fora. Ao passar por ela, é impossível não se encantar.

Apesar de ser lindíssima, a lagoa não é ideal para banho, pois sua profundidade é rasa e há muitas pedras no fundo. E, mesmo com a chuva fina que caiu desta vez, a paisagem continuava impecável.

VOLTA PARA O HOTEL

A volta para a praia de Krabi pegamos mais chuva, mas foi muito rápido. Levamos em torno de 30 minutos. Apesar de eles terem a opção de nos levar de volta para o hotel, decidimos voltar a pé para vermos as lojinhas e conhecer um pouco mais de Krabi.

O QUE ESTÁ INCLUSO?

  • Transfer ida e volta para a sua hospedagem
  • Speedboat
  • Taxa de entrada
  • Salgadinhos, frutas (abacaxi e melancia), água e refrigerante dentro do barco
  • Almoço
  • Equipamento de snorkel

COMO RESERVAR SEU PASSEIO

Minha primeira dica é reservar diretamente em Krabi, onde há várias agências de turismo. Assim, você pode comparar preços, avaliar as opções e escolher a empresa que melhor atende às suas necessidades. Outra vantagem de fechar na hora é que a maioria dos lugares dão desconto quando o pagamento é no dinheiro.

Você pode fazer o tour para a Hong Island tanto em um speedboat compartilhado, com mais pessoas a bordo, quanto em um passeio privado, que é mais caro, mas oferece uma experiência muito mais exclusiva. A escolha vai depender do seu orçamento e das suas prioridades. E também tem a opção de você fechar com os barqueiros do longtail boat e negociar com eles.

Já tive a oportunidade de fazer as duas opções (da outra vez que fui pegamos um longtail boat) e, sem sombra de dúvidas, o passeio valeu muito a pena. Você tem mais tempo para explorar os lugares e pode seguir uma rota diferente da maioria, o que garante que você aproveite os locais mais tranquilos e sem tanta gente.

O QUE LEVAR PARA O PASSEIO

  • Boné/chapéu
  • Protetor solar
  • Chinelo
  • Toalha e/ou canga
  • Roupa reserva
  • Bolsa ou mochila impermeável (você encontra muitas delas para comprar tanto em Krabi quanto em Phi Phi)
  • Remédio para enjoo (recomendo Vonau) e antialérgico

ONDE SE HOSPEDAR?

Para fazer o passeio para Hong Island, o ideal é se hospedar em Ao Nang ou na praia de Railay, as duas estão localizadas na província de Krabi. A viagem dura cerca de 30 minutos para chegar na ilha.

Ao Nang é a principal região turística de Krabi e tem a melhor infraestrutura da província. A cidade conta com diversas opções de hospedagem, restaurantes, mercados e lojas, sendo um ótimo ponto de partida para explorar as ilhas da região. Aqui me hospedei no Holiday Ao Nang Beach.

Krabi, Tailândia

Já a praia de Railay (que, na minha opinião, é uma das mais lindas da Tailândia) é um verdadeiro paraíso isolado. Apesar de estar no continente, o acesso é feito apenas pelo mar. A praia é pequena, tudo pode ser feito a pé, e não tem circulação de carros ou motos. Os gigantes paredões de calcário fazem o lugar te deixar de queixo caído. Por lá, você encontra algumas opções de hotéis e resorts, e eu recomendo passar pelo menos uma noite para aproveitar melhor esse lugar incrível. Aqui me hospedei no Sand Sea Resort.

Railay Beach, Tailândia

O passeio de Hong Island vale cada segundo e, se eu puder te dar um conselho, tente fazer o passeio o mais privativo possível. Para você conseguir pegar os lugares mais vazios e conseguir contemplar o lugar de verdade. Mas caso fique muito caro, não deixe de fazer mesmo assim. Porque realmente é um lugar lindo e único.

Até a próxima!

ESTÁ PENSANDO EM IR PARA A TAILÂNDIA? VEJA TAMBÉM:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *