Procurando algo diferente para fazer perto de Floripa? Então você está no lugar certo!
Esse final de semana fui conhecer a Cachoeira Salto do Rio Vermelho em Santo Amaro da Imperatriz e fiquei impressionada com a beleza!
Recomendo a todos que gostam de natureza, conhecer essa maravilha! Então sem mais delongas.
SANTO AMARO DA IMPERATRIZ
A cidade de Santo Amaro da Imperatriz está localizada a 97km de Balneário Camboriú (de onde eu saí) e a apenas 38km de Florianópolis. Ela é muito conhecida pelas águas termais e o famoso Plaza Caldas da Imperatriz Resort & Spa.
O turismo de natureza vem crescendo cada vem mais por lá por conta das montanhas, cavernas, flora e fauna riquíssimas, e também pelos esportes radicais.
CACHOEIRA SALTO DO RIO VERMELHO
A trilha que vai até a cachoeira, leva em torno de 1 hora. A caminhada começa por um lindo campo e logo mais o mato vai fechando.
Após uns 10 minutos vem a parte mais cansativa: 40 minutos subindo sem parar e depois uma descida íngreme por um desfiladeiro com auxílio de cordas em algumas partes.
Fique atento a uma bifurcação depois da subida e pegue a direita. Todo o cansaço é compensado quando você chega. Eu prometo!
Chegando na cachoeira, é impossível não dar aquele sorrisão com a beleza! Cercada pela floresta, água desliza por um paredão de mais de 50 metros de altura, formando uma enorme piscina natural que, de tão funda, chega a ser preta. Lugar perfeito para dar aquele mergulho pós trilha. Abaixo ainda tem mais outra queda que deixa o visual mais deslumbrante ainda.
Recomendo chegar cedo para aproveitar o dia, você vai querer passar um tempinho contemplando a natureza. Tem lugar de sobra para você deixar suas coisas e deitar e relaxar.
COMO CHEGAR NA CACHOEIRA
A cachoeira fica dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, uma das mais importantes unidades de conservação do estado.
Vindo pela BR101, você vai entrar na BR 282 em direção a Santo Amaro da Imperatriz (tem placa sinalizando). Depois você vai pegar a estrada geral da Vargem do Braço, na altura do KM22.
São 8km de estrada de chão até chegar chegar na primeira porteira. Ali você estaciona o carro e segue a pé até o Parque Estadual.
A entrada para a trilha fica bem na frente de uma plantação de tomates, aí você entra a esquerda e logo mais você vai passar por uma ponte pequena. Você está no lugar certo! Aproveita para apreciar a vista!
Atenção1: a porteira parece que está fechada, mas não está.
Atenção2: O Parque fica aberto das 9h às 16h e não precisa pagar para entrar.
Na volta aproveitamos para conhecer um pouquinho a cidade de Santo Amaro e paramos no charmoso Café com Pão Maria João para tomar um café e comer a famosa cuca de camarão que é o carro chefe!
Caso você não goste de camarão peça ou sanduíche de carne de panela ou o empadão de carne com abóbora. E para a sobremesa recomendo o brigadeiro de paçoca!!! Simplesmente maravilhoso!
DICAS IMPORTANTES:
- Levar no mínimo 1L de água;
- Levar lanches leves como frutas, oleaginosas, sanduíches, ovos…;
- Levar repelente e protetor solar;
- Levar boné e óculos de sol;
- Ir de tênis;
- Roupa de banho;
- Toalha e/ou canga;
- Sacolinha de lixo (recolher TODO o seu lixo e levar de volta);
Espero que vocês tenham gostado do artigo! Com certeza foi uma das cachoeiras mais lindas que já fui!
E se quiserem saber mais sobre lugares lindos não deixem de me acompanhar no @pegadasdeumaviagem!
Até a próxima!