Subindo o Morro do Baú, no Vale do Itajaí

Se você mora na região do Vale do Itajaí e está buscando uma trilha de nível moderado a difícil para treinar subidas para montanhas, o Morro do Baú, localizado em Ilhota, é o lugar ideal.

Aproveita e segue o @pegadasdeumaviagem para acompanhar todas as aventuras em tempo real não perder nenhuma dica.

Morro do Baú

Ficha técnica:

  • Está localizado em Ilhota
  • Nível: moderado superior
  • Elevação total: 812 metros
  • Tempo de percurso: 4h30 ida e volta
  • É recomendado ir com guia

Como chegar no início da trilha

Para chegar ao início da trilha, basta colocar no Waze ou Google Maps o endereço do Parque Natural Municipal do Morro do Baú. A última parte do percurso é feita por estrada de chão.

Morro do Baú

A trilha começa no antigo herbário, que fazia parte do Parque Botânico do Morro do Baú e hoje é uma construção abandonada. Estacione o carro nesse local e comece a trilha a partir daí.

Como é a trilha do Morro do Baú

O caminho da trilha é bem demarcado e passa pela densa Mata Atlântica, oferecendo um percurso bonito e envolvente. No meio do caminho, há uma nascente onde é possível encher as garrafas d’água.

Morro do Baú

Até os últimos 400 metros, a trilha é relativamente tranquila, mas a partir desse ponto, começa a ficar mais desafiadora. A subida torna-se íngreme e com muitas pedras no caminho, exigindo calma e mãos livres para apoio.

Devido à tragédia de 2013, quando houve um desabamento no Morro do Baú, algumas partes próximas ao cume requerem cuidado. Em certos trechos, precisamos atravessar áreas de solo instável, apelidadas de “cafofos”, onde a terra parece que pode desmoronar. É importante passar devagar e se segurar nos troncos.

Morro do Baú

Ao chegar ao cume, somos recompensados com uma vista incrível dos 812 metros de altura. Muitas pessoas aproveitam o espaço para acampar, desfrutando da beleza do lugar.

Após um merecido descanso e um cafezinho no topo, sempre bem-vindo, foi hora de descer. Para mim, a descida é sempre mais difícil, já que meu joelho costuma doer.

Vista do Morro do Baú

Após terminar a trilha, fomos conhecer a Cachoeira do Baú, que fica a aproximadamente cinco minutos de caminhada do estacionamento. Vale muito a pena finalizar o dia com um banho refrescante e revigorante.

Cachoeira do Baú

Dicas importantes:

  • Leve no mínimo 2 litros de água;
  • Leve frutas, frutas secas, oleaginosas para lanche;
  • Vá com um bom tênis de trilha;
  • Não esqueça boné/chapéu e óculos escuros;
  • NÃO ESQUEÇA DO REPELENTE, nunca vi tanto mosquito em uma trilha;
  • Não deixe lixo na trilha, tudo o que produzir, leve embora com você;

Já conhecem o Morro do Baú? Eu me surpreendi muito com a trilha, com a Mata Atlântica e com a vista lindíssima lá de cima!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *