Porto Alegre é a porta de entrada para um dos destinos mais visitados do Brasil: Gramado. Então por que não dar uma esticadinha e conhecer o que a capital gaúcha tem a oferecer?
Garanto que vocês vão se encantar com a quantidade de ruas arborizadas e com os parques gigantes e verdes que colorem a cidade.

Aproveitem para seguir o @pegadasdeumaviagem no insta e acompanhar tudo em tempo real!
Então vamos ao que interessa.
O QUE FAZER EM PORTO ALEGRE
Casa de Cultura Mário Quintana
A famosa construção rosa no centro de Porto Alegre é um centro cultural da cidade, que na verdade era o famoso Hotel Majestic até a década de 80.
São vários andares com espaços voltados para o cinema, música, artes visuais, dança, teatro, literatura, para a realização de oficinas e eventos ligados a cultura.
O espaço conta também com um jardim lindo em banheiras com uma vista linda, além de um café e também da réplica do quarto 217, onde o poeta Mário Quintana viveu entre 1968 e 1980.



Eu sou suspeita para falar deste lugar, eu sou apaixonada por tudo lá, me remete muito à minha infância. Mesmo que você não goste muito deste tipo de passeio, vale a ida para pelo menos um café e fotos lindas.
Horários: todos os dias das 10:00 às 20:00. O café abre todos os dias menos segundas feiras a partir do meio dia às 23:30.

Viaduto Otávio Rocha
Um dos lugares mais lindos na minha opinião, não sei se é porque passei minha infância aí perto ou se pelo local histórico. Mas acho que pelos dois.
Do viaduto é possível ver a Avenida Borges de Medeiros, uma importante rua da cidade, onde se encontra também o Cine Theatro Capitólio.

O Viaduto Otávio Rocha é lindo tanto de dia quanto à noite, onde você pode se sentar em um dor barzinhos por ali.
Caso você vá para o centro de POA, não deixe de apreciar a vista desse lugar tão lindo!


Passeio de barco pelo Guaíba
Bom, esse passeio com o Cisne Branco é um passeio que eu fiz quando era bem pequena com a escola e refiz agora pouco, ou seja, é um passeio que existe há muito tempo já em Porto Alegre.
É um passeio bem agradável de se fazer e eles têm vários roteiros: almoço, por do sol, a noite e até reveillon.
Vocês vão ter a oportunidade de ver Porto Alegre de outro ângulo.

O passeio que eu fiz foi o Navegando pelo Guaíba e custou 40 reais. Os valores variam conforme o passeio escolhido. Lembrando que dentro do barco tem serviço de bar e comida.
ATENÇÃO: diferentemente dos outros passeios de barco, o Cisne Branco sai da Avenida Mauá, 1050.
Também existem outros tours com roteiros e empresas diferentes como o Barco Porto Alegre e o Cat Sul que é um passeio de catamarã.



Orla do Guaíba
A Orla do Guaíba sempre foi linda para mim, mas depois da reforma feita, está muito mais bela e atrativa. Você pode ir tanto de dia quanto a noite.
Eu gosto muito de ficar perto da Usina do Gasômetro, onde os barcos pelo Guaíba saem e onde fica também o 360 Gastrobar.

Andando por ela você vai passar pela maior pista de skate da América Latina e uma das maiores do mundo! Além de passar pelo Parque Marinha do Brasil e pelo estádio do Beira Rio. E de quebra fazer um exercício. Tem bicicletas para alugar também, recomendo!


Brique da Redenção
O Brique da Redenção é mais um clássico de porto Alegre. Pensem em uma feira de antiguidades a céu aberto onde você encontra de tudo! O Brique existe desde 1978 e funciona todos os Domingos!
Aproveite para Tomar café na Lancheria do Parque (que eu falo mais abaixo) e dar uma caminhada pela Redenção.
Se você gosta de visitar Igrejas como eu, não deixe de conhecer a Igreja Santa Terezinha. Simplesmente linda!




Rua mais bonita do mundo
Não sei se vocês sabem, mas a rua Gonçalo de Carvalho foi considerada a rua mais bonita do mundo. Decretada Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental do município em 2006, a Rua mais bonita do mundo é conhecida pelas árvores que formam um belo túnel verde em sua extensão e também pela luta pela preservação que vem de anos pelos moradores.

Infelizmente não é um local fácil de parar e tirar fotos, porque o trafego nela é constante. Tenha isso em mente.
Realmente a rua é muito bonita, mas garanto que você vai encontrar muito mais ruas belas pela cidade.


Mercado Público
O Mercado Público de Porto Alegre foi inaugurado em 1869. Fica no centro da cidade e o Mercado em si já um clássico né. Vocês podem escolher tomar um café na Banca 40 ou mesmo tomar um dos sorvetes artesanais de lá. Também tem a opção de comer bolinhos de bacalhau no Gambrinus, que existe desde 1889. Opções não vão faltar.
O Mercado fecha apenas aos Domingos. Durante a semana funciona das 07:30 às 19:30.


Boulevard Laçador
O Boulevard Laçador é um lugar que amei ter conhecido. Como já falei lá no insta, eu sempre gostei de ver os aviões chegarem e partirem, e agora tem o lugar perfeito para isso!
O complexo conta com vários restaurantes, hamburgueria, gelateria e também com um dos primeiros aviões movidos a motor a pistão a hélice fabricados no mundo (aberto para visitações em algumas épocas do ano).

Um ótimo lugar para você conhecer quando estiver indo para o aeroporto. Vale a pena ir algumas horas antes do vôo e ficar por ali até a hora de ir mesmo embora.
Aberto todos os dias das 08:00 às 23:30.


Por do Sol
Bom o que falar sobre o por do sol de Porto Alegre né? Não é por nada, mas na minha humilde opinião, é um dos pores do sol mais lindo do Brasil. E lugar é o que não falta para assistir esse espetáculo da natureza.
Você pode ver da orla do Guaíba, pode ir mais para o sul da cidade e ver de Ipanema com os pés na areia, pode ver do passeio de barco. dos bares na beira do rio. É só você querer e escolher o lugar para sentar e aproveitar.
Se tiver a oportunidade, tenha uma experiência mais gaúcha ainda e tome um chimarrão enquanto o sol se põe.


ONDE COMER EM PORTO ALEGRE
Café da manhã na Lancheria do Parque
Um lugar que eu não poderia deixar de mencionar aqui é a Lancheria do Parque, um dos lugares mais tradicionais de Porto Alegre.
Fundada em 1982, você vai tomar um sucão bem gostoso direto da jarra de liquidificador e comer um delicioso pastel ou um omelete. Perfeito para começar o dia com toda a energia!
Abre todos os dias das 06 da manhã até às 23:45.


Drinks no 360 Gastrobar
Esse bar é um bar como já diz o nome, é 360 graus e o chão é todo de vidro! Um restaurante bem bonito que fica bem na beira do Guaíba e do lado da Usina do Gasômetro.
São várias as opções para vocês comerem e beberem. Eu pedi um Cosmopolitan para curtir a noite.

Já fui duas vezes nele e em uma delas peguei o por do sol (não tenho fotos), recomendo muito vocês irem neste horário. E uma dica importante é: RESERVEM ANTES.
Aberto todos os dias das 11:00 às 23:00.


Café no Senhorita Margô
O Café Senhorita Margô conheci nessa minha última ida à Porto Alegre, uma casa bem aconchegante e colorida com ótimas opções de doces, salgados e cafés. Fora que é perfeito para quem gosta de tirar fotos, super instagrâmico.
De segunda a sexta abre das 12:00 às 18:00; sábados das 13:00 às 19:00 e aos domingos é fechado.



Rua Padre Chagas
A Padre Chagas é uma rua super charmosa (e mais chique também) de Porto Alegre. Lá vocês vão encontrar várias opções de restaurantes para todos os gostos.
É uma ótima pedida para um happy hour com os amigos. Gosto muito de ir lá.

Garota de Ipanema
Caso vocês se aventurem pela zona sul de Porto Alegre, o restaurante Garota de Ipanema, bem na beira do rio Guaíba, é um ótima pedida.
Os filés deles são deliciosos e servem até duas pessoas. Sem contar que a vista é linda!


ONDE FICAR EM PORTO ALEGRE
Bom, primeiro só quero deixar claro que nunca me hospedei em nenhum lugar em Porto Alegre, porque morei ate 2008 lá e agora quando vou, fico na casa dos meus pais.
Então vou falar aqui sobre localização e alguns lugares que acredito que são bons tá?
Na minha opinião os melhores bairros para se hospedar são:
Moinhos de Vento: uma área nobre com muitas opções de hotéis e perto de praças e parques arborizados como o Parcão por exemplo. A rua Padre Chagas fica neste bairro, então a noite vocês terão a oportunidade de ir a pé para o restaurantes, dependendo do hotel.
Cidade Baixa: bairro bem pertinho de onde acontece o Brique da Redençao e é pertinho do Centro Histórico, onde ficam o Mercado Público e a Casa de Cultura Mário Quintana. O bom é que ali tem várias opções de barzinhos à noite e é onde os hostels da cidade se encontram. Mas saiba também que a parte chata é a grande quantidade de pedintes e o barulho a noite. É uma região que é preciso estar atento ao sair a noite.
Menino Deus: na minha opinião o melhor bairro. Fica perto do Centro Histórico, da Orla do Guaíba, Do Parque Marinha do Brasil e é na metade do caminho para a zona sul. Fora que as ruas por ali são lindas. Poréma noite as opções de restaurantes e barzinhos não são muitas.
Agora quero saber de vocês, que aí já foi para Porto Alegre, do que mais gostaram de lá?
Espero que tenham gostado deste artigo e qualquer dúvida deixem aqui nos comentários ou me chamem lá no insta.
Até a próxima!